Notícias

IEL realiza palestra sobre qualidade na Alubar

IEL realiza palestra sobre qualidade na Alubar

IEL realiza palestra sobre qualidade na Alubar

Para marcar o início da sensibilização ao Programa 5S do Grupo Alubar, em Barcarena, a equipe da unidade de desenvolvimento do IEL/PA realizou uma palestra no dia 18 de agosto, para gestores e colaboradores da empresa. A palestra foi proferida pelo consultor Denilson Sizo, especialista em Gestão Empresarial Pública e de Pessoas e Auditor Líder das ISO 9001/2015 e 14001/2015.

Segundo Sizo, o encontro funcionou como uma capacitação para que os colaboradores conhecessem e internalizassem o Programa 5S, que deverá servir como base para que qualquer outro programa que venha a ser implementado posteriormente tenha sucesso com o objetivo de melhorar produtos, garantir a satisfação dos clientes e a sustentabilidade do negócio. “É muito importante destacar a atitude da Alubar em capacitar seus colaboradores para criar uma cultura da qualidade dentro da empresa e dessa forma saibam como praticar isso no dia a dia, principalmente, estimular a autodisciplina que é o que garante o sucesso do Programa para que ele seja permanente e aplicado durante toda a vida da empresa”, explica o consultor.

Para Tiago Amarante, gerente de Engenharia de Processo da Alubar, o programa 5S no foi reformulado na empresa como parte da filosofia Lean, que objetiva agregar valor ao negócio transformando pessoas e processos dentro de toda a organização, e instituído em todas as unidades do negócio. “Com o apoio do IEL, foi realizada uma palestra de apresentação do programa, a todos os colaboradores do grupo, nas unidades fabris de Barcarena, Montenegro (no Rio Grande do Sul), Cotia (em São Paulo) e do nosso escritório central São Paulo, sendo estes últimos de forma remota. O propósito foi de sensibilizar e engajar para a mudança de cultura, esta etapa é de suma importância para o bom desempenho do programa, haja vista que sem aderência dos colaboradores todo o programa é inviabilizado.

Segundo Amarante, com o início dos controles e auditorias 5S em todas as unidades, será possível observar melhorias na segurança, do ambiente de trabalho, na produtividade e no bem-estar geral dos colaboradores. “É importante salientar que hoje já é possível observar uma mudança positiva na postura de todos os colaboradores que participaram da palestra ministrada pelo IEL”, comemora o gestor da Alubar.

A coordenadora de Projetos do IEL/PA, Marcella Dias, explica que o Instituto tem reforçado sua presença dentro das empresas, fornecendo orientação e suporte para que consigam ampliar sua capacidade de gestão. “A ação realizada na Alubar faz parte desse trabalho que temos desenvolvido nas empresas, de levar conhecimento e os recursos necessários para que implementem melhorias em seus processos e capacitem seus colaboradores, elevando ainda mais sua performance, produtividade e melhoria contínua”, afirma Marcella.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA