Indonésia pretende fortalecer relação econômica com o Pará

Conhecer e avaliar o potencial exportador do Pará foram alguns dos objetivos da visita de negócios realizada nesta terça-feira (27), pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da República da Indonésia, Sudarsono Soedirlan, à Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).

No início da manhã, ele se reuniu com os gestores das entidades que compõem o Sistema FIEPA (SESI, SENAI, IEL, Redes - Inovação e Sustentabilidade Econômica e Centro Internacional de Negócios), para conhecer a atuação das Casas em favor das indústrias no Estado. Na ocasião, ele ficou conhecendo o modelo de atuação do Sistema FIEPA para apoiar o desenvolvimento da indústria local e também recebeu informações sobre a produção da indústria paraense. Em seguida, o ministro participou do encontro Oportunidade de Negócios - Parceria e investimentos entre o Pará e a Indonésia, durante o qual apresentou para empresários, entidades de classe e representantes sindicais, uma síntese das atuais atividades econômicas praticadas pela Indonésia.

Para o presidente da FIEPA, José Conrado Santos, a visita compõe um programa implementado pela entidade que busca inserir as empresas paraenses ao mercado internacional. “É uma grande oportunidade trazermos aqui a Indonésia, um grande consumidor principalmente de alimentos como carnes e frangos, e a madeira que já exportamos. Além disso, eles têm uma tecnologia bem avançada na área da agricultura e frutas exóticas e por isso, vemos grandes oportunidades nessa relação comercial com o país”, afirma.

À tarde, o ministro participou de uma rodada de negócios com empresas da região que puderam apresentar seus produtos e iniciar um contato comercial com o país, considerado uma das maiores economias do Sudeste asiático. “No primeiro semestre deste ano, o Pará exportou US$ 56.690 milhões para a Indonésia, principalmente de minérios, madeira, óleos e farinhas. Apesar de estar dentro do G20, é um país que não tem tradição em comprar conosco. Então, nossa expectativa com ações como esta que realizamos hoje é fazer com que esse volume cresça e, dessa forma, a gente consiga expandir nossa base de compradores internacionais”, explica Cassandra Lobato, coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIEPA (CIN).

Segundo Sudarsono Soedirlan, este foi a primeira oportunidade que a Indonésia teve de realizar uma visita de negócios no Pará. “Queremos conhecer melhor os potenciais do Estado, o que o Pará tem a oferecer para nosso país, e criar uma maior aproximação para que possamos fazer parceria e fortalecer esse relacionamento econômico”, avalia o ministro.