Indústrias do Pará podem indicar funcionários e desempregados para capacitação gratuita

Por meio do programa Emprega Mais, o SENAI, em parceria com o Ministério da Economia, vai qualificar profissionais desempregados para que possam voltar ao mercado de trabalho e requalificar também trabalhadores da indústria. A iniciativa visa promover a geração de emprego e o incremento da produtividade. No Pará, serão ofertadas, em 2021, 6.792 mil vagas em cursos de qualificação de aperfeiçoamento profissional, com carga horária de 120 e 240 horas, para requalificação e qualificação, respectivamente.

As micros, pequenas e médias empresas (até 499 empregados) podem aderir ao programa em duas modalidades - Emprega Mais Voucher Requalifica e Emprega Mais Voucher Novo emprego - indicando funcionários para requalificação ou qualificando novos profissionais. Já as grandes empresas podem aderir apenas à modalidade qualificação de desempregados (Emprega Mais Voucher Novo emprego). O número de vouchers varia de acordo com o porte da empresa e o número de vagas disponíveis no SENAI.

O cadastro deve ser feito na Loja Mundo SENAI, em “para empresa”. As ofertas de cursos serão distribuídas entre as unidades do SENAI em Belém, Barcarena, Castanhal, Juruti, Marabá, Parauapebas, Santarém, Bragança e Paragominas. Nas duas modalidades do programa, trabalhadores e desempregados serão capacitados em habilidades socioemocionais, as chamadas soft skills. Eles terão acesso a cursos do SENAI criados recentemente dentro do esforço feito pela instituição em estar à altura das transformações da indústria 4.0.

Para a pessoa física que deseja se inscrever nos cursos gratuitos disponíveis, deve acessar a Loja Mundo SENAI, “Para você”, selecionar o seu estado e procurar, no campo “cursos gratuitos”, as ofertas feitas pelas empresas participantes do programa.