Iniciativa da REDES e Alubar compartilhará conhecimentos sobre ética e integridade nas empresas

Conhecido também como Programa de Integridade, o Programa de Compliance é uma ferramenta usada pelas empresas que buscam seguir com suas ações produtivas baseadas em normas, estatutos e regulamentos. Tais princípios possibilitam às empresas desenvolverem medidas que estejam em conformidade com a ética e com a integridade.

Em 2015, a empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio, Alubar, implantou o Programa de Integridade e em 2017 a empresa recebeu o Selo de Integridade do Pró-Ética, reconhecimento concedido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Para André Cruz, gerente de Compliance da Alubar, “você não precisa de um programa que vise explicar qual é a lei, mas sim de um programa que vise fomentar a vontade, ou a necessidade, de seguir a lei”.

Durante o Workshop de Compliance – Simplificando o Compliance, que será promovido pela REDES/FIEPA, a Alubar compartilhará sua experiência através de exemplos práticos e dinâmicos, demonstrando as medidas que as empresas podem tomar para a implementação dessas práticas, como fazer com que as empresas se organizem e passem a detectar e prevenir condutas antiéticas; e ao mesmo tempo, estimular o cumprimento de leis e condutas éticas.

Ao executarem o Programa de Compliance, a Alubar espera torná-la uma ferramenta que possibilitasse direcionar as condutas de todos aqueles que tornam possíveis a geração de negócios. “Temos o dever de apresentar com transparência a toda sociedade nosso comprometimento em fazer as coisas da forma certa. Esta forma de operar, tem nos permitido um bom posicionamento no mercado e garantindo a sustentabilidade de nossos negócios”, destacou Cruz.

O próximo evento será realizado no dia 29 de outubro, na Sede da FIEPA, e é voltado aos fornecedores parceiros da REDES. Segundo Cruz, durante o encontro “será levado o conteúdo de Compliance de forma simples e direta, para estimular nos participantes o desejo de se engajar com o tema e, principalmente, enxergar que as ações propostas na estruturação de programas de integridade são totalmente aplicáveis ao dia a dia das empresas”.

Serviço:
Workshop de Compliance – Simplificando o Compliance