Notícias

Inscrições abertas para o maior Torneio de Robótica do Brasil

Inscrições abertas para o maior Torneio de Robótica do Brasil

Inscrições abertas para o maior Torneio de Robótica do Brasil

As inscrições para o Torneio de Robótica FIRST Lego League - Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), estão abertas. Até 12 de março, equipes compostas por até 10 competidores, direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever no canal do Torneio de Robótica para competir nas etapas regionais. Clique para se inscreve:r Torneio de Robótica - Portal da Indústria (portaldaindustria.com.br)

Pelo segundo ano consecutivo, o SESI Pará, como suboperador oficial, realizará a competição. A novidade este ano é que, em função da pandemia, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online. Para demonstrar a funcionalidade da ferramenta, o SESI realizará uma live nos dias 24 de fevereiro, para técnicos e equipes, e outra dia 2 de março, para os juízes.

“Ano passado já foi um desafio realizar a competição pela primeira vez no estado e este ano o desafio é organizar um torneio online. Mas o SESI Pará está preparado, pois vínhamos participando de outras competições nesse mesmo estilo. Sem contar que o mundo virtual já é uma realidade no dia a dia das nossas escolas”, ressalta Márcia Arguelles Pantoja, Gerente Executiva de Educação do SESI Pará.

Regras - Para participar do Torneio, os competidores devem ter de 9 a 16 anos e podem representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente montar um time formado por um grupo de amigos, mais conhecido como equipes de garagem. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por time. As demais regras da competição estão no mesmo site onde são feitas as inscrições.

A etapa regional está confirmada para o mês de abril, com o dia a ser definido. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio.

Desafios da temporada - Para a nova temporada, o tema é RePlay. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.

É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 15 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos no tapete oficial da competição.

Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

Além desses, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

A temporada 2020/2021, está cheia de novidades. Aceite o desafio e venha fazer parte desse grande evento de robótica. 


Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
ascom@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA