Juntos por mais empregos: campanha contribui para a retomada da economia e a geração de empregos

O Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Pará (Sinduscon) em parceria com o Sistema FIEPA, por meio do SESI, SENAI e IEL, inicia na próxima quinta-feira (20) a campanha ‘Juntos por mais empregos’. A ação tem como objetivo viabilizar estratégias para a retomada da economia e da geração de empregos no estado, especialmente no segmento da construção civil. O lançamento será às 7 horas desta quinta-feira (20), no canteiro de obra do Conjunto Habitacional Riacho Doce II,III e IV, na Av. Perimetral.

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, diz que em mais de 70 anos de atuação a entidade sempre esteve ao lado da indústria, se adequando às necessidades de cada momento, e que agora não poderia ser diferente. “Estamos lado a lado com as indústrias, oferecendo a ela todos os nossos serviços e consultorias, para que apoiá-las na superação dessa crise. Gostaria de parabenizar o Sinduscon pela iniciativa, que vai ser uma importante contribuição para o emprego no Estado”, acrescenta José Conrado.

Na avaliação do presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, este é um momento onde é necessário unir esforços para concretizar a retomada do setor da construção, a manutenção de empregos e o estímulo a novas contratações, com investimento em pessoas, gestão e tecnologias nos canteiros de obra. “Buscamos a parceria das entidades ligadas à indústria, Instituto Euvaldo Lodi, SENAI e SESI por reconhecer o excelente trabalho que desempenham em diversas áreas, como a qualificação, saúde e segurança e mercado de trabalho: essas ferramentas juntas auxiliarão trabalhadores e empresas nesse recomeço", declara.

A ação busca estimular a qualificação e a orientação profissional para melhor adaptabilidade aos postos de trabalho, promover atividades direcionadas a saúde e segurança do trabalhador da construção civil e contribuir com as empresas vinculadas ao Sinduscon-PA para a integração do trabalhador neste período de reabertura da economia para a indústria da construção. O Sistema FIEPA participa com palestras, cursos de educação a distância e ações de saúde e segurança do trabalhador.

“Os desafios para a retomada da economia e da geração de empregos são inúmeros e por meio desta ação conjunta queremos contribuir para que a construção civil encontre meios de prosseguir suas atividades com segurança e gerando mais oportunidades aos trabalhadores paraenses”, fala Dário Lemos, Superintendente do SESI Pará.

A meta é visitar 25 canteiros de obras durante três meses de campanha. Para Carlos Auad, superintendente do IEL Pará, a atividade é mais do que atual para o momento que o mundo do trabalho vive. “Todos os setores passam por transformações e a pandemia acelerou muitos processos e medidas que levariam mais tempo para serem implantadas. Então nossa atuação abordará o mercado de trabalho atual e vamos também levantar as necessidades das empresas atendidas, buscando auxiliá-las em seus desenvolvimentos”, diz Auad.

Campanha – Por meio da campanha empresas da construção civil receberão seções de ginástica laboral, acesso a serviços admissionais para a contratação de empregado, cursos EAD, palestra sobre mercado de trabalho e suas transformações e um levantamento de possibilidades de melhorias.

A seleção das empresas é realizada pelo Sinduscon-PA e as visitas seguirão até o mês de outubro de 2020.