Komatsu e SENAI realizam aula inaugural de programa de capacitação para mulheres

Desenvolvido pela Komatsu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará), o Programa de Imersão Komatsu (KIP) Feminino, que visa à qualificação exclusivamente de mulheres para o ingresso no mercado de trabalho no setor da mineração, teve início na última sexta-feira (3).

Foram mais de 4 mil candidatas inscritas para esta primeira turma, das quais 25 foram selecionadas para participar do curso, que tem duração de três meses e fomentará o conhecimento em manutenção preventiva, motores, hidráulica e elétrica. Além disso, as alunas terão a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento dos equipamentos de minas, como caminhões, carregadeiras de grande porte e escavadeiras.

As participantes do programa também receberão uma bolsa para o auxílio na locomoção e alimentação durante os estudos e, posteriormente, poderão concorrer a vagas de emprego na Komatsu. “Sabemos o quanto as mulheres são guerreiras e entendemos que devem ser dadas oportunidades para que brilhem e conquistem o que almejam. O KIP Feminino surgiu com o propósito de ampliar o espaço da mulher no mercado de trabalho, em especial no segmento da mineração, além de valorizar os resultados gerados por elas. Temos orgulho por sermos a empresa a liderar esse projeto tão importante”, explica Ideraldo Soares, gerente de Treinamento da Komatsu.

As aulas práticas e teóricas ocorrem no SENAI do município de Parauapebas. Para o diretor dessa unidade, o projeto com o Komatsu é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. “Sentimos muita honra em poder fazer parte dessa iniciativa, sabendo da nossa responsabilidade de entregar a melhor capacitação profissional possível para essas mulheres, potencializando suas chances no mercado de trabalho. Nos entusiasmamos com iniciativas como essa, que gera oportunidades na região e muda a vida das pessoas”, destaca Carlos Felipe Francês, diretor do SENAI Parauapebas.

Durante a aula inaugural, estiveram presentes várias personalidades do município de Parauapebas como Edileide Batista, secretária da Mulher; José Braz, diretor do SINE; Mariano de Souza, secretário de Desenvolvimento; Edimar Rodrigue, coordenador da CETER; e Carlos Felipe Francês, diretor do SENAI Parauapebas.

Conquistas e independência

“Estou muito emocionada com a oportunidade oferecida às cidadãs de Parauapebas. É motivo de alegria ver o espaço que as mulheres estão conquistando no mercado de trabalho, tendo em vista que esse avanço irá refletir no ciclo de violência doméstica. A partir do momento em que conquistam sua independência, há uma tendência de saírem desse ciclo de abusos. Que outras empresas se espelhem nesse projeto tão significativo da Komatsu”, comentou Edileide Batista, secretária da Mulher do município.

José Braz, diretor do SINE, enfatizou que a Komatsu está fazendo um excelente trabalho em parceria com o SINE e SENAI. “É notório que as empresas da região dão preferência para a contratação de homens, logo as oportunidades de emprego para as cidadãs de Parauapebas são exacerbadamente baixas. A Komatsu percebeu essa escassez e, sendo uma empresa visionária, beneficiou a comunidade feminina de Parauapebas com esse programa de capacitação”, afirmou.

Beatriz Souza Rodrigues foi uma participante especial da aula inaugural e teve a oportunidade de contar sobre sua experiência em outro projeto de qualificação da Komatsu, o KIP Comunidade. Há um ano, participou do programa e em seguida já foi contratada pela empresa. Hoje, trabalha como analista de Serviço diretamente com as carregadeiras L2350 e L1850. “Em minha trajetória profissional, enfrentei o preconceito por ser mulher em uma área em que a maioria dos trabalhadores é formada por homens. Sou muito grata pela oportunidade e suporte da Komatsu, que foi a responsável por eu não desistir da minha carreira”, contou, emocionada.

Ane de Alessandra Nascimento, uma das alunas do KIP Feminino, ressaltou que a busca por uma carreira é um grande desafio. “Sinto-me privilegiada por participar deste projeto. Estou exatamente no lugar que queria estar, já que tenho formação profissionalizante na área de mecânica. Tenho certeza de que o KIP Feminino vai alavancar o mercado de trabalho para as mulheres na mineração”, avalia.

Sobre a Komatsu

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.

Sobre o Senai

Instituição de direito privado, mantido e administrado pela indústria, o SENAI é a maior instituição de educação profissional da América Latina, presente em todos os Estados do Brasil. No Pará desde 1953, já formou mais de 1 milhão de pessoas para o mercado de trabalho. Atualmente possui 14 unidades fixas e 15 unidades móveis, ofertando mais de 200 diferentes cursos, presenciais e a distância, com foco em 20 grandes áreas da indústria. Por meio dos Serviços Laboratoriais e de Tecnologia e Inovação, o SENAI visa a melhoria dos processos produtivos e produtos, visando contribuir para aumentar a competitividade das indústrias. O SENAI Pará também conta com um Instituto de Inovação que trabalha em rede com pesquisas aplicadas para o setor mineral.