Notícias

Maratona de Inovação Tecnológica incentiva soluções para o setor de energia

Maratona de Inovação Tecnológica incentiva soluções para o setor de energia

Maratona de Inovação Tecnológica incentiva soluções para o setor de energia

Quatro dias de maratona foram realizados com os empregados da Diretoria de Operação da Eletronorte, 36 ideias que integrarão um banco e poderão ser convertidas em projetos; seis soluções tecnológicas validadas que foram apresentadas ao público e a banca de avaliadores e três vencedores, em um evento de competição 100% online. Esses são alguns dos resultados da I Maratona de Inovação Tecnológica da Diretoria de Operação da Eletronorte, em parceria com o SENAI e o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), realizada nos dias 11, 12, 13 e 16 de novembro.

Os três vencedores foram conhecidos no dia 27 de novembro, durante a VII Semana Eletronorte do Conhecimento e Inovação e suas propostas irão seguir para a construção dos projetos de P&D, que serão desenvolvidos e executados pelas próprias equipes vencedoras e pesquisadores do ISI-TM.

"A realização da Maratona de Inovação, junto à diretoria de Operação da Eletronorte, é o primeiro ato de uma grande parceria tecnológica que está sendo iniciada entre a empresa e o SENAI. Esta ação fortalece a cultura de inovação entre os colaboradores da empresa e valoriza a opinião de quem enfrenta diariamente os desafios do setor elétrico. Foi um grande orgulho para a equipe do ISI-TM coordenar a Maratona e já estamos ansiosos para a execução dos projetos!", destaca Adriano Lucheta, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais.

A Maratona foi organizada pelo Departamento de Gestão e Inovação Tecnológica e Eficiência Energética (OEMI) da Eletronorte, pelo ISI-TM e pelo SENAI Departamento Nacional. Nela, os participantes sugeriram ideias de novos projetos para a área de Gestão de Ativos, utilizaram ferramentas ágeis e receberam mentoria dos pesquisadores do ISI-TM.

No primeiro dia de atividades, foram geradas as 36 propostas. Depois disso, os colaboradores participantes votaram e elegeram as seis soluções que deveriam seguir para a próxima fase do desafio e formaram times para planejar e desenvolver as propostas escolhidas.

Cada time passou pela fase de validação, onde as demandas (problemas) e as soluções propostas foram analisadas por especialistas da Eletronorte. Na etapa seguinte, as equipes iniciaram o desenvolvimento do elevator pitch, que consiste em uma apresentação objetiva de três a cinco minutos, contendo os principais aspectos da proposta de projeto. A finalidade foi convencer a banca avaliadora sobre os benefícios percebidos e a necessidade de sua implementação.

No dia 16 de novembro, durante uma transmissão ao vivo, foram apresentados os pitchs para a comissão avaliadora, formada por profissionais das áreas técnicas, de P,D&I e gestão da Eletronorte e representante do SENAI-PA, que elegeram as três melhores propostas de soluções tecnológicas, voltadas para a resolução dos desafios previstos no regulamento: a- redução dos custos de manutenção preventiva; b- redução dos custos provocados por falhas em equipamentos e; c- identificação de ativos críticos, entre outros critérios.

Para Marina Guatimosim Lodi, Gerente do Departamento de Gestão da Inovação Tecnológica e Eficiência Energética – OEMI da Eletronorte, a Maratona foi um estímulo adicional à cultura da inovação e à interação das equipes técnicas da Diretoria de Operação da Eletronorte, além de um importante kick off na parceria com o SENAI. Uma forma diferente de prospectar soluções a serem desenvolvidas visando a melhoria dos processos e atendimento ao projeto PEC-111 – Implementação do Processo de Gestão de Ativos no O&M da Transmissão e Geração da Diretoria de Operação.

 

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA