Notícias

Maria Sylvia Nunes é tema de evento online

Maria Sylvia Nunes é tema de evento online

Maria Sylvia Nunes é tema de evento online

 

Em março, mês dedicado à reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres em diversos segmentos, a programação do Teatro do SESI reservou um espaço especial para homenagear Maria Sylvia Nunes. O quadro Papo de Coxia abordará a contribuição da professora para a modernização do teatro paraense e brasileiro. O bate-papo será transmitido no dia 24 de março, às 18h30, no perfil de Instagram @teatrosesipa.

O Papo de Coxia será mediado pela produtora cultural do Teatro do SESI, Suani Correa, que é atriz, Mestre em Letras/Estudos Literários e Doutoranda em Artes pela UFPA e terá como convidada Iracy Vaz, Profa. Dra. em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (Portugal). Em sua pesquisa de doutorado, Iracy estudou como Maria Sylvia teve seu trabalho cênico e pedagógico apagado dos livros que versam sobre a história das artes cênicas no país.

Sobre Maria Sylvia Nunes – Maria Sylvia Ferreira da Silva Nunes nasceu em 7 de janeiro de 1930 e se tornou um dos principais nomes da arte paraense. Fundou, junto com o marido, o professor e filósofo Benedito Nunes, o Grupo Norte Teatro Escola do Pará (NTEP), que viria a se tornar o que hoje é conhecida como a Escola de Teatro e Dança da UFPA. Desde então, a escola se tornou uma fonte de talentos de artistas e pesquisadores das artes cênicas na Amazônia. Na Escola, ela foi professora de História do Teatro, História do Espetáculo e Teoria do Teatro, além da primeira diretora.

Maria Sylvia foi professora da UFPA por 30 anos e, em 2019, recebeu o título de professora emérita. Foi a primeira, dos 48 docentes, a receber o título de Professor Emérito da UFPA na área das Artes. A dramaturga completou um ano de falecimento neste mês de março.

Serviço: Papo de Coxia homenageará a professora Maria Sylvia Nunes e sua contribuição do teatro paraense e brasileiro. O bate-papo será transmitido no dia 24 de março, às 18h30, no perfil de Instagram @teatrosesipa.

 

*Foto: Elza Lima



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA