Notícias

Mineradora apresenta projeto de inovação voltado para a cadeia produtiva do ferro gusa no Pará

Mineradora apresenta projeto de inovação voltado para a cadeia produtiva do ferro gusa no Pará

Mineradora apresenta projeto de inovação voltado para a cadeia produtiva do ferro gusa no Pará

Produto inovador, elaborado com base sustentável a instalação de planta industrial, em Marabá, para a produção de ferro gusa foi apresentado pela mineradora Vale, em visita técnica, no dia 12 de fevereiro, em São Paulo. A visita foi acompanhada por comitiva formada pelo titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima; pelo presidente do Sistema FIEPA José Conrado Santos; o presidente do Simineral, José Fernando Gomes; pelo Superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno e, pelo diretor regional do SENAI e superintendente do SESI Pará, Dário Lemos.

A inovação apresentada é chamada de gusa verde, produto sustentável, elaborado a partir de biomassa e utilizando vários produtos do campo como milho, resíduos de cana de açúcar, caroço de açaí e outras biomassas. O tempo de produção leva somente 70 minutos, contra as 7h ou 8 h da gusa tradicional.

A planta industrial será localizada no território da antiga Ferro Gusa Carajás aguardando apenas o processo de licença ambiental. A expectativa é começar a obra em agosto de 2020 com previsão de inauguração entre final de 2022 e início de 2023.

“A verticalização do ferro no Pará é um anseio da população local há muito tempo e agora teremos uma nova proposta para torna isso uma realidade.

A região de Marabá demanda por ações que busquem maior desenvolvimento e acreditamos que o projeto tem tudo para dar certo pois incentiva o agricultor a produzir matéria prima, melhora a produção de proteínas e com isso essa propostas do ferro gusa verde gera a economia circular na região e o Governo do Estado está disposto a viabilizar esse projeto o mais rápido possível”, fala Iran Lima, secretário da SEDEME.

“O projeto Tecnored vem ao encontro do planejamento estratégico da indústria e do Governo do Pará, que incentivam o desenvolvimento de tecnologias e a geração de inovações ao longo do processo produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar as práticas produtivas e contribuir para a melhoria da competitividade e a geração de emprego e renda da nossa população”, disse José Conrado Santos.

De acordo com dados da mineradora, a planta terá capacidade de produção de 500 mil toneladas de ferro-gusa por ano, utilizando como recursos minério de ferro, biomassas e resíduos siderúrgicos diversos.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA