Movimento Unidos Pela Vacina e Alubar continuam entrega de doações para acelerar vacinação no Pará

Nesta semana, o Movimento Unidos Pela Vacina e a Alubar, empresa madrinha do movimento no Pará, continuam a entregar insumos para que municípios do interior do Pará sigam a campanha de vacinação contra a COVID-19 sem interrupções. Nesta quarta (8), nove municípios paraenses foram contemplados com milhares de itens necessários para a aplicação dos imunizantes. Até o dia 14 de setembro outros oito municípios da região também receberão as doações realizadas pela Alubar.

Os itens doados pelos integrantes do movimento incluem caixas térmicas com medidores de temperatura, caixas organizadoras, algodão, termômetro, bobina de gelo, máscaras tipo PFF2 e outros. As primeiras doações ocorreram em agosto, para os municípios de Abaetetuba, Barcarena e Igarapé-Miri.

Nesta segunda etapa, os kits doados pela Alubar estão chegando aos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Curionópolis, Parauapebas, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Tucumã, Cumaru do Norte, Novo Repartimento, Uruará, Almeirim, Prainha e Terra Santa. No total, serão 730 kits doados pela empresa para apoiar a vacinação nos municípios. Na aquisição e entrega das doações, o Grupo Alubar observou e aplicou suas políticas de compliance, respeitando rigorosamente os controles do programa de integridade.

União contra a pandemia - O Movimento Unidos Pela Vacina foi criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente dos Conselhos do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros em idade adulta contra covid-19 até setembro de 2021. A iniciativa reúne artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil em uma agenda de ações para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil. O Movimento não realiza compra de vacinas e nem doações em dinheiro. No total, o Unidos Pela Vacina está entregando de mais de 20 mil itens necessários para a aplicação dos imunizantes em 119 municípios paraenses.

Para alcançar esse objetivo, o Movimento conecta a necessidade do município ao doador em potencial, sejam empresas, instituições ou pessoas físicas. No Pará, empresas como Alubar estão entre as doadoras. “Queremos agradecer aos parceiros dessa jornada no Pará. O amadrinhamento e as doações têm tornado possível caminharmos na direção do nosso maior objetivo, que é o de salvar vidas com a vacina no braço dos brasileiros. Somente com imunização em massa poderemos ter a esperança de retomarmos a economia do nosso estado, os empregos e o crescimento do país”, reforça Maurício Gouvea dos Santos, Diretor Executivo da Alubar, que também é executivo líder do Pará e integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Legado para a saúde da população do Pará - As entregas que o Unidos Pela Vacina vem fazendo desde agosto também deixarão um legado de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS)“É gratificante ver que as doações realizadas através do Unidos Pela Vacina, especialmente de equipamentos de infraestrutura, vão deixar um legado para o sistema público de saúde brasileiro, já que poderão ser utilizados em qualquer outra campanha de vacinação que aconteça no estado”, afirma Marilena Loureiro, do Grupo Mulheres do Brasil e também integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Em todo o país, já foram doados e entregues mais de 433 mil itens, beneficiando diretamente mais de 475 cidades de norte a sul, do total de mais de 3.800 municípios que apresentaram necessidade por algum tipo de suprimento para a campanha de imunização.

Como ajudar outros estados - Apesar de 100% de cidades do Pará já terem sido adotadas e estarem prestes a receber os itens necessários, o Movimento ainda busca parceiros para outros estados do Brasil. Para realizar doações, basta acessar o endereço do movimento www.unidospelavacina.org.br e preencher o formulário no campo “quero doar”, localizado no canto superior direito da página.