Movimento Unidos Pela Vacina e Alubar entregam doações para acelerar vacinação no Pará

Para contribuir com o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, o Movimento Unidos Pela Vacina e a Alubar iniciam, a partir desta sexta (13), a entrega de mais de 20 mil itens necessários para a aplicação dos imunizantes em 119 municípios paraenses.

Os itens doados pelos integrantes do movimento incluem caixas térmicas com medidores de temperatura, freezers, câmaras frias, caixas organizadoras, algodão, termômetro, bobina de gelo, máscaras tipo PFF2 e outros. Hoje, as primeiras doações chegam às Secretarias Municipais de Saúde de Abaetetuba, Barcarena e Igarapé-Miri.

O Movimento Unidos Pela Vacina foi criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente dos Conselhos do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros em idade adulta contra covid-19 até setembro de 2021. A iniciativa reúne artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil em uma agenda de ações para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil.

Para alcançar esse objetivo, o Movimento conecta a necessidade do município ao doador em potencial, sejam empresas, instituições ou pessoas físicas. No Pará, empresas como Alubar estão entre as doadoras. “Queremos agradecer aos parceiros dessa jornada no Pará. O amadrinhamento e as doações têm tornado possível caminharmos na direção do nosso maior objetivo, que é o de salvar vidas com a vacina no braço dos brasileiros. Somente com imunização em massa poderemos ter a esperança de retomarmos a economia do nosso estado, os empregos e o crescimento do país”, reforça Maurício Gouvea dos Santos, diretor executivo da Alubar, que também é executivo líder do Pará e integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Nesta primeira etapa, que começa hoje, as doações da Alubar vão entregar 270 kits de itens para apoiar a vacinação nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Acará, Bujaru e Mocajuba. A escolha destes primeiros municípios foi feita por estarem próximos às atividades da unidade operacional da empresa, que fabrica cabos elétricos e vergalhões de alumínio em Barcarena. Na sequência, 460 kits serão doados para outros 40 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Nordeste e Sudeste Paraense.

Legado para a saúde da população do Pará

As entregas que o Unidos Pela Vacina fará a partir de hoje vão permitir acelerar o processo de vacinação local e deixar um legado de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) do país e do Pará. “É gratificante ver que as doações realizadas através do Unidos Pela Vacina, especialmente de equipamentos de infraestrutura, vão deixar um legado para o sistema público de saúde brasileiro, já que poderão ser utilizados em qualquer outra campanha de vacinação que aconteça no estado”, afirma Marilena Loureiro, do Grupo Mulheres do Brasil e também integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Em todo o país, já foram doados e entregues mais de 433 mil itens, beneficiando diretamente mais de 475 cidades de norte a sul, do total de mais de 3.800 municípios que apresentaram necessidade por algum tipo de suprimento para a campanha de imunização.

Como ajudar outros estados

Apesar de 100% de cidades do Pará já terem sido adotadas e estarem prestes a receber os itens necessários, o Movimento ainda busca parceiros para outros estados do Brasil. Para realizar doações, basta acessar o endereço do movimento www.unidospelavacina.org.br e preencher o formulário no campo “quero doar”, localizado no canto superior direito da página.