Norte Energia passa a comercializar certificados de compensações de emissões de gases de efeito estufa para empresas compradoras de energia elétrica

A agenda de combate às mudanças climáticas é um tema estratégico para a Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que passa a integrar um novo mercado com a comercialização de certificados de compensação de emissões de gases do efeito estufa do escopo 2.

Recentemente certificada internacionalmente pelo I-REC (International Renewable Energy Certificate), emitido pelo Instituto Totum, a Norte Energia fornece energia de fonte limpa e renovável e inicia em 2022 a comercialização de certificados para empresas dos mais variados setores que desejem neutralizar suas emissões de carbono.

Concessionária da maior hidrelétrica 100% brasileira, a Norte Energia passa a atuar como importante player no mercado de certificados de energia renovável, reiterando o seu compromisso com a produção de energia limpa e renovável e a temática de mudanças climáticas. A venda de certificados para compensação de emissões de gases do efeito estufa I-REC dialoga diretamente com a política ESG da Norte Energia, que norteará as ações da empresa.

“Estamos certos de que a venda dos certificados I-REC agregará valor à compra de energia renovável por empresas de diversos segmentos, possibilitando a compensação das emissões classificadas como de escopo 2, que assim como a Norte Energia também buscam o compromisso com a produção sustentável e de compensação de emissão de carbono”, afirma o Diretor de Regulação e Comercialização da Norte Energia, Franklin Miguel.

Além da comercialização dos certificados de energia renovável a outras organizações que tenham compromissos de redução das suas emissões, a concessionária fará também a compensação de suas próprias emissões de carbono do escopo 2 dos seus escritórios. “Após entrada em operação plena, estamos finalizando o inventário de emissões de gases do efeito estufa de 2021 e, com base nesse resultado, partiremos para a redução e neutralização das emissões da companhia. A geração hidrelétrica é uma fonte limpa e renovável, e além de sua geração elétrica eficiente, a emissão de certificados de compensações vem consolidar o papel da companhia na contribuição de forma ativa para um futuro sustentável e de baixo carbono”, afirma a Superintendente de Sustentabilidade da empresa, Silvia Cabral.

Considerando que cada certificado equivale a um 1 MWh (megawatt-hora), com a produção de Belo Monte a Norte Energia pode vir a emitir milhões de certificados e contribuir para um cenário cada vez mais sustentável de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia do que isso representa, em 2021 a UHE Belo Monte gerou mais de 31 milhões de megawatt-hora, o que equivalente a 31 milhões de certificados, o que demonstra o potencial de comercialização de certificados da empresa.

Sobre o I-REC

O International REC Standard é um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Por meio de sua plataforma, empresas de variados setores podem garantir que a energia que consomem seja proveniente de fontes renováveis e, portanto, limpa, e podem neutralizar suas emissões de carbono do escopo 2.

A Norte Energia recebeu o certificado I-REC Standard pela produção de energia renovável da UHE Belo Monte, no Pará, em agosto de 2021. A certificação foi atestada pelo Instituto Totum, representante da I-REC no Brasil.