Norte Energia realiza 2º workshop para o desenvolvimento de fornecedores do Médio Xingu

Representantes de 16 empresas de Altamira participaram, em março, do 2º Workshop do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Norte Energia. Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da iniciativa REDES, o PDF visa fortalecer técnica e administrativamente os fornecedores da empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Durante o evento, os participantes conheceram a metodologia ágil “Scrum”, que busca reduzir o tempo de entrega dos produtos e serviços, garantindo eficiência e qualidade nos projetos desenvolvidos, além de contribuir para a organização estratégica das empresas.

Os empresários contaram com a assessoria técnica da equipe do REDES para desenvolver um projeto durante o workshop, utilizando o conteúdo repassado no evento. “Iniciativas como esta nos deixam cada vez mais alinhados com as necessidades da nossa cliente e nos ajudam a identificar a melhor forma de desenvolvermos nosso trabalho como um todo na região”, destacou a representante da empresa de consultoria socioambiental Synergia, Solange Trevisan.

O workshop também reconheceu os fornecedores que se destacaram nos ciclos de atividades realizados pelo PDF. A Náutica Martins, empresa do ramo de manutenção de embarcações, foi uma das agraciadas com o troféu. “O Workshop chega em boa hora, pois nosso objetivo é melhorar nossos processos e ampliar serviços para atender cada vez melhor nossos clientes”, destacou Arnaldo Silva, representante da empresa.

Este é o segundo grupo de empresas capacitadas pelo PDF da Norte Energia. Em dezembro de 2021 outros 16 fornecedores da Companhia participaram da programação, totalizando 32 negócios beneficiados nos segmentos de logística, marketing, gestão de pessoal e processos. O coordenador do escritório da REDES/FIEPA em Altamira, Eurípedes Amorim, avalia como positiva a integração da Norte Energia com o programa. “Aqui em Altamira a Norte Energia apresenta algo inovador que é o custeio da participação de suas empresas fornecedoras para um programa como o PDF. Isso é inédito”, disse.

De acordo com o Gerente de Gestão Socioambiental da Norte Energia, Sérgio Bartoli, a iniciativa traz ganhos não somente à empresa, mas para todos os fornecedores participantes. “É uma oportunidade importante para a economia do Médio Xingu, onde estamos instalados, pois os fornecedores ganham em melhoria de performance e, consequentemente, aumentam as chances de fechar novos negócios. Acreditamos que esse é o tipo de iniciativa que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou o gestor.

Parceria

A parceria entre a Norte Energia e FIEPA ocorre desde 2012, por meio de diversas iniciativas voltadas para o fortalecimento de atividades econômicas nos municípios do entorno da UHE Belo Monte. Além de ser uma das principais compradoras da região, a empresa é uma das mantenedoras da iniciativa REDES, focada na disseminação e fortalecimento de negócios de impacto e internalização das riquezas no Pará.