Notícias

Palestra sobre gestão socioambiental marca as comemorações pelo Dia da Indústria

Palestra sobre gestão socioambiental marca as comemorações pelo Dia da Indústria

Palestra sobre gestão socioambiental marca as comemorações pelo Dia da Indústria

“Gestão Estratégica ESG e o Impacto na Gestão dos Negócios” foi o tema da palestra promovida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) para marcar o Dia da Indústria, comemorado nesta quarta-feira, 25/05. O ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance) é um dos assuntos que mais ganhou destaque nos últimos anos, no cenário empresarial, por buscar implementar novos conceitos de produção e gestão de negócios, aliados às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. O evento ocorreu no Auditório Albano Franco da FIEPA, em Belém, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Federação.

A palestra foi proferida por Roberto Roche, especialista em gestão de ESG, Princípios do Equador, Princípios do Investimento Responsável (PRI) e padrões da Corporação Financeira Internacional (IFC) para investimentos em infraestrutura. Roche já atuou nas áreas de óleo e gás, energia, portos e mineração em mais de 15 países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Durante o encontro, Roche abordou, entre outros temas, a gestão de riscos socioambientais nas operações e os impactos do ESG no dia a dia das organizações no futuro. “O ESG tem influência direta na produtividade e no custo das empresas porque essa é uma demanda do mercado financeiro e da sociedade, que definem os critérios de exigência sobre os impactos socioambientais nas operações e na transparência e ética da administração, por isso as empresas precisam ficar atentas à gestão dos riscos, à gestão dos impactos inerentes ao negócio, assim como no desempenho ambiental e social e nas práticas de governança”, afirmou o palestrante.

Com um PIB de R$ 55,5 bilhões, o setor industrial do Pará emprega cerca de 180 mil trabalhadores, sendo o décimo primeiro maior PIB do Brasil, conforme mostra a plataforma Perfil da Indústria, mantida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, o Dia da Indústria é uma data importante, não apenas para o setor produtivo, mas para toda a sociedade. “O Pará é um estado com grandes oportunidades e nosso papel aqui é continuar atuando juntamente com diversos parceiros para trazer mais investimentos para o nosso Estado, porque com a indústria vem o emprego, vem a tecnologia, a educação, e tudo isso torna a nossa economia mais sólida e garante um futuro ainda melhor para todos nós”, afirmou o presidente do Sistema FIEPA.

Após a palestra, foi aberta a exposição “20 Anos da REDES/FIEPA: Pioneirismo no Desenvolvimento Local”, no hall da FIEPA, e lançado o livro homônimo, com a trajetória de 20 anos da REDES, iniciativa do Sistema FIEPA que atua pelo fortalecimento da cadeia produtiva do Estado. O livro, que tem o patrocínio da Vale, traz curiosidades, registros e bastidores que traduzem como a iniciativa, criada no ano 2000, ainda como Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), se consolidou como um articulador nos projetos de socioeconomia em todo o território paraense.

Próximos eventos – Nesta quinta-feira, 26, às 15 horas, a FIEPA realizará mais uma edição do Supply Tank, rodada de negócios promovida pela REDES/FIEPA. Às 17 horas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fará a certificação das pequenas e médias empresas participantes do seu Programa de Certificação de Empresas (Procem). No dia 28/05, o SESI promoverá o seu tradicional Baile de Debutantes. Para encerrar a programação, o Sistema FIEPA realiza de 31 de maio a 02 de junho, em parceria com o Hemopa, a Campanha de Doação de Sangue.

Mês da Indústria: As comemorações pelo Dia da Indústria, têm sido realizadas desde o início de maio, por meio da campanha Mês da Indústria, que vem sendo conduzida pelo Sistema FIEPA, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e REDES/FIEPA.

No dia 01/05, Dia do Trabalhador, o SESI realizou em Belém a Corrida e Caminhada do SESI, e diversas ações de esporte e lazer nas unidades do SESI em Ananindeua, Altamira, Barcarena, Castanhal, Marabá, Santarém e Paragominas. Outra iniciativa foi o lançamento da plataforma de Business Intelligence (BI) Monitora Comex, elaborada pelo CIN/FIEPA, com dados dos principais produtos exportados pelo Estado.

Em meio à uma coletiva para a imprensa, o SENAI Pará divulgou no dia 23/05, os dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. De 24/05 a 02/06, o SENAI Pará também está promovendo o I Grand Prix SENAI de Inovação das Mesorregiões, nas unidades do SENAI Bragança, Santarém e Getúlio Vargas, em Belém.

No último dia 24/05, por meio do seu Centro Internacional de Negócios, a FIEPA promoveu a live “Rodadas e Feiras Internacionais: Oportunidades de geração de negócios no exterior”, uma edição especial sobre a retomada dos eventos internacionais no formato presencial.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA