Pará exportou US$ 8.305 bilhões no primeiro semestre de 2020

De acordo com dados do Ministério da Economia, analisados e divulgados pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Pará (CIN/FIEPA), no primeiro semestre de 2020 o Pará exportou um total de US$ 8.305 bilhões, com uma variação positiva de 12,60% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado posiciona o Estado em 3º lugar em saldo no ranking nacional, ficando atrás dos estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Segundo Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, os números demonstram que apesar de uma conjuntura econômica desfavorável, o Pará conseguiu manter sua presença positiva no mercado internacional. “Nos últimos dois meses, maio e junho, tivemos uma queda no saldo das nossas exportações, o que já era esperado frente a todos os obstáculos que nossas indústrias vêm enfrentando em meio a esse cenário de crise global. Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo diante deste quadro tão desafiador, conseguimos manter um resultado positivo nas exportações graças em grande parte ao compromisso das nossas empresas, da nossa indústria em honrar seus contratos internacionais e com isso manter sua competitividade em meio a todos os problemas gerados pela pandemia da Covid-19 que vem atingindo o mercado internacional como um todo”, avalia Lobato.

O setor mineral manteve sua hegemonia como o que mais contribuiu para o resultado geral das exportações no Estado, com 87,62% de participação na balança comercial paraense e US$ 7.277 bilhões em produtos vendidos ao exterior, principalmente para o mercado asiático. Entre os minerais, o minério de ferro aparece em primeiro lugar com US$ 4.906 bilhões exportados para a China.

Entre os produtos tradicionais, mesmo com uma variação negativa de 16,62%, a madeira se manteve em destaque com a exportação de US$ 101.203 milhões, tendo como principal destino os Estados Unidos.

Diferentemente da madeira, a soja apresentou variação positiva em relação ao mesmo período do ano passado, com 48,39% e US$ 471.687 milhões exportados, principalmente para a China. Outros produtos que também tiveram desempenho positivo entre os não tradicionais foram as carnes e bovinos, com um valor exportado de US$ 209.856 milhões e variação positiva de 107,57%; e os óleos combustíveis, que neste primeiro semestre tiveram um crescimento de 163,22% em relação ao ano anterior, com US$ 20.158 milhões em exportações.

Blocos econômicos – No período houve um aumento de 16,11% no volume de exportações para o continente asiático, principal bloco econômico a realizar negócios com o Estado do Pará. Ao todo, de janeiro e junho deste ano, a Ásia comprou US$ 5.421 bilhões. Um ponto a destacar também, foi o aumento de 492% das exportações do Estado para o Mercosul.

Já as importações, o Estado comprou um volume de US$ 609 milhões com um aumento de 63,11% de negócios realizados com países da América do Norte, com destaque para os Estado Unidos.