Notícias

Parceria entre Horizonte Minerals e FIEPA estimula empresas e fomenta o turismo em Conceição do Araguaia

Parceria entre Horizonte Minerals e FIEPA estimula empresas e fomenta o turismo em Conceição do Araguaia

Parceria entre Horizonte Minerals e FIEPA estimula empresas e fomenta o turismo em Conceição do Araguaia

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – celebra o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da iniciativa REDES. A Horizonte se tornou uma das mantenedoras da REDES/FIEPA, que há mais de 20 anos atua como indutora de negócios entre projetos industriais do Pará e fornecedores paraenses. Entre os objetivos da parceria estão a realização do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais e o oferecimento de cursos de capacitação para o fortalecimento do turismo. A cooperação entre as instituições será lançada no dia 08/11 em Conceição do Araguaia, município onde a Horizonte está construindo o Projeto Araguaia, maior investimento greenfield em níquel no Brasil, que vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox.

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é possibilitar conhecimentos e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios. A parceria foca na sustentabilidade econômica, garantindo um relacionamento baseado em excelência e troca de experiências e conhecimentos entre empresas e fornecedores locais. Dessa forma, as empresas locais estarão mais preparadas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Araguaia e por outras iniciativas na região.

Como mantenedora da REDES/FIEPA, a Horizonte Minerals prevê a seleção de 90 empresas locais para as qualificações, que serão realizadas em conjunto com a Associação Comercial de Conceição do Araguaia. Os cursos voltados aos fornecedores serão ministrados em ciclos de quatro meses. Para as qualificações, estão programados cursos nos módulos de Plano de Negócios; Liderança Empreendedora; Desenvolvimento de Equipes; Finanças, Marketing e Vendas; Mais Digital e Assessoria, com aulas presenciais e on-line.

Segundo o gerente de Suprimentos da Horizonte Minerals, Pedro Nicolau, “O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais contribui para ampliar a qualidade dos serviços prestados por fornecedores onde o Projeto Araguaia está inserido e para qualificar a cadeia produtiva da indústria local”.

Além das capacitações e da assessoria de negócios, estão previstas atividades que incluem o mapeamento de demandas e divulgação sobre o processo de cadastramento, contratação e avaliação de fornecedores. A parceria deve promover ainda rodadas de negócios presenciais e on-line e ações para fortalecer associações e cooperativas da região do Projeto Araguaia.

Capacitação para Fortalecimento do Turismo

Somado ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, a parceria entre a Horizonte Minerals e a REDES/FIEPA vai ofertar cursos direcionados ao fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo em Conceição do Araguaia, com foco na qualificação da mão de obra local. Estão previstas dez capacitações presenciais e/ou on-line com cursos para camareiras; garçons; atendentes em agência de viagens e agente administrativo para rodoviária municipal; e agentes de Trânsito e Mobilidade Urbana.

“O desenvolvimento sustentável da comunidade local é parte integrante da nossa estratégia e compromisso. Queremos construir junto com a comunidade de Conceição do Araguaia um legado social e econômico para a região, a fim de impulsionar e desenvolver constantemente novas empresas e profissionais para fazerem parte do crescimento regional e do estado do Pará”, avalia o gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, André Vasconcelos.

Sobre a REDES-FIEPA

A REDES-FIEPA é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que atua na promoção da sustentabilidade econômica na cadeia produtiva paraense. Criada no ano 2000, a REDES é indutora de negócios entre os projetos industriais instalados, em ampliação ou em instalação no Pará e os fornecedores paraenses. A iniciativa contribui para o aumento do volume de negócios do Estado e, indiretamente, com a geração de emprego e renda e arrecadação de tributos. Há 70 anos, a Federação das Indústrias do Estado do Pará atua na história da instalação do setor produtivo paraense, busca atender desde a expansão da indústria, desde a instalação até o bem-estar dos trabalhadores industriais.


Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
ascom@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA