Políticas de diversidade e inclusão na mineração são debatidos no e-Mineração

A busca por igualdade de gênero é tema discutido em muitos ambientes - escolas, política, nas ruas e também no mundo corporativo inclusive no setor mineral. O respeito e a valorização da diversidade são compromissos assumidos por todo o setor da mineração, nacional e internacional. O tema será debatido no primeiro dia do e-Mineração, 16 de junho, às 11h no painel “Políticas de diversidade e inclusão na exploração mineral”. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) ocorre até o dia 17 de junho no ambiente virtual. Interessados em participar devem se inscrever de forma gratuita no site  - https://sis.automacaodeeventos.com.br/2021/emineracao/sis/inscricao/index.asp .

“Para mudar o quadro atual de desigualdade de oportunidades e salários, a mineração precisa atrair mais mulheres para a indústria. Isso inclui a contribuição do setor na formação delas e na criação de uma cultura inclusiva onde haja respeito e oportunidades para desenvolvimento econômico e social do país, com intensa participação feminina”, analisa Patrícia Procópio, palestrante e presidente Women in Mining Brasil (WIM Brasil).

Segundo ela, a política de incentivo para o aumento da participação das mulheres é essencial para promover ascensão do gênero, “uma vez que as estatísticas do mercado comprovam que elas não ocorrem de forma orgânica, como gostaríamos. Tais políticas devem ser aplicadas não somente para inclusão de gênero, mas também abordando o apoio a outros grupos sub representados, para uma mineração mais inclusiva e diversa”, explica.

O WIM Brasil vem atuando incansavelmente para que a equidade de gênero no setor mineral brasileiro seja alcançada de forma responsável e sustentável. “Hoje são 21 as empresas signatárias do Plano de Ação para o avanço da participação das mulheres na indústria da mineração que assinaram um compromisso real com a inclusão de gênero.  Até o próximo mês, o WIM Brasil lançará, em parceria com a EY, o Relatório de Indicadores, onde anualmente serão medidos indicadores para monitoramento de progresso da implantação de cada estratégia.   Este será um trabalho inédito na indústria global da mineração.

Patrícia acredita que eventos como o e-Mineração podem ajudar no aumento da diversidade e inclusão de gênero na exploração mineral. “Esses são momentos importantes para dar visibilidade ao tema, além de ser uma oportunidade fantástica de apresentarmos aos participantes do setor as ações em andamento, dando transparência aos processos, ao engajamento e comprometimento das empresas do setor”, afirma.

Sobre o WIM

O movimento Women in Mining Brasil, WIM Brasil, surgiu com o objetivo claro de trazer um novo olhar para o setor mineral brasileiro. No início de 2020, lançou em conjunto com o IBRAM, um Plano de Ação com 8 estratégias efetivas para ampliar a participação das mulheres na indústria da mineração. Esse projeto teve o apoio de muitas organizações, incluindo os governos do Canada e do Reino Unido, e organizações especializadas em estratégias de Inclusão e Diversidade na mineração, como a I&D 101.

O Plano de Ação foi lançado em português e inglês, e está sendo discutido um apoio institucional para seu lançamento em espanhol.

Rodadas de negócios no e-Mineração

O e-Mineração promove de forma gratuita uma rodada de negócios virtual. 19 mineradoras e centenas de fornecedores do setor mineral de todo o país fizeram inscrição até 4/6 para participar gratuitamente da seleção para rodadas de negócio com várias mineradoras, com o. Até esta 4ª feira (9/6), foram confirmadas nas rodadas as seguintes mineradoras – ou empresas que têm mineração entre seus negócios:

Alcoa; Anglo American, AngloGold Ashanti; ArcelorMittal Brasil; Copelmi Mineração; Ferro + Mineração SA; Fides Mining;  Gerdau; Intercement;  Jaguar Mining; Kinross Mineração; Mineração Taboca; Mineração Usiminas; Mosaic Fertilizantes; Nexa Resources; Vale SA; Samarco; Vanádio de Maracás; Votorantim Cimentos.

Veja a programação completa e inscreva-se gratuitamente: https://e-mineracao.com.br.

Patrocinador do e-Mineração

Mineração Vale Verde (patrocínio Master), Anglo American (Ouro), Kinross (Ouro) e Arcelor Mittal (patrocínio Apoio).

Apoiadores Institucionais

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; ABM - Associação  Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABPM - Associação Brasileira de Preservadores de Madeira; ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; Aço Brasil;  ADIMB - Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro; CETEM - Centro de Tecnologia Mineral; FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Serviço Geológico do Brasil; FIEPA -  Federação das Indústrias do Estado do Pará.

Apoios Editoriais

Os seguintes veículos de comunicação apoiam o e-Mineração: revistas Agregados Online; Brasil Mineral; Eae Máquinas; In The Mine; Mineração & Sustentabilidade; sites Brasil Mining Site; Conexão Mineral; Panorama Minero/ Notícias de Mineração Brasil.