Premiação reconhece atuação da Alubar no desenvolvimento local

A Alubar, empresa líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio da América Latina, uma das maiores produtoras de vergalhões de ligas de alumínio do continente e fabricante de condutores de cobre para todo o Brasil, recebeu amplo reconhecimento no 8º Prêmio REDES de Desenvolvimento. Promovido pela REDES Inovação e Sustentabilidade (REDES/FIEPA), a premiação é destinada às grandes indústrias do Pará que mais compram dentro do estado e que apresentam boas práticas de relacionamento com fornecedores locais. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), na qual a Alubar ganhou em uma categoria e figurou no top 3 de outras duas.

Na categoria Absolutus, que reconhece as empresas que mais compraram em valores totais, a Alubar ficou em 3ª lugar. Foi a primeira vez que a empresa alcançou o pódio nesta categoria, que se destina às indústrias que mais movimentam a economia local. Na categoria Percentum, que premia as empresas que mais compraram em termos percentuais, a Alubar esteve entre as vencedoras pelo quarto ano consecutivo, conquistando o 3º lugar. Em ambas as categorias, a premiação leva em consideração os resultados obtidos em 2019.

“Esse prêmio para nós é a prova do nosso compromisso de desenvolver os fornecedores locais onde estamos instalados. Em todas as nossas unidades, no Pará ou fora, nossa alegria é desenvolver quem está próximo de nós. Este reconhecimento é a prova do retorno que nós podemos dar para o Estado”, disse o Diretor Executivo da empresa, Maurício Gouvea, ao receber o prêmio.

Desenvolvimento de Fornecedores

Também pela primeira vez, a Alubar foi a grande vencedora da categoria Case de Desenvolvimento de Fornecedores, ao lado da fornecedora Construservice Construção & Serviços EIRELI, com uma melhoria na destinação final das embalagens de madeira que protegem os cabos elétricos de alumínio durante a estocagem e transporte. Ao final da vida útil, os carretéis de madeira são doados para a Construservice, empresa de Barcarena, que os recicla e os transforma em cunhas. Além de reduzir a zero o custo da destinação deste resíduo, a Alubar passou a adquirir essas cunhas recicladas a um preço menor em comparação com outros fornecedores. Com a melhoria, a empresa deixa de extrair da natureza cerca de 100m³ de madeira por ano, contribuindo para a preservação das florestas e para a redução no consumo de água e energia utilizados na extração.

“É muito importante para gente a premiação e o apoio que a Alubar nos deu. A Alubar mostrou para nós uma oportunidade. Nós cuidamos do resíduo da empresa e transformamos isso num produto, utilizando logística reversa e a prática da produção mais limpa”, afirmou Shara Alexandre, Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho da Construservice.

A Coordenadora de Suprimentos da Alubar, Dorcas Xavier, ressalta que o desempenho da empresa na 8ª Edição do Prêmio REDES reflete não apenas o crescimento da empresa no período, mas também o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do Pará. “O ano de 2019 foi muito forte de expansão dentro da fábrica e faz parte da nossa política priorizar o desenvolvimento da região. Esse prêmio é um bom resultado do trabalho da área de Suprimentos da Alubar, que envolve também capacitar, desenvolver e prestar consultoria para que os fornecedores locais estejam qualificados a nos atender, alinhados a uma sólida política de segurança, meio ambiente e qualidade”, afirmou.

O Diretor Executivo da REDES/FIEPA, Marcel Souza, destacou o avanço da Alubar ao longo dos anos com relação às compras internas. “É muito difícil uma empresa estar entre as vencedoras em todas as categorias, em números absolutos quanto percentuais. A Alubar tem essa dupla parabenização e, além da parte de suprimentos, também avançamos muito na comunicação, em mostrar as boas práticas da indústria com relação a suprimentos e compras locais”, disse.

Já o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), José Conrado Santos, ressaltou a importância da premiação para reconhecer as empresas que desenvolvem o estado. “A Alubar, há vários anos, vem se destacando. Esse reconhecimento mostra as indústrias que fazem esse desenvolvimento do Pará, gerando emprego e renda para a nossa população”, relatou durante a cerimônia.