Notícias

Primeira equipe de robótica do SENAI participa de festival nacional

Primeira equipe de robótica do SENAI participa de festival nacional

Primeira equipe de robótica do SENAI participa de festival nacional

 

Em outubro de 2019, quando a Robô Liga foi formada, era difícil imaginar que cinco meses depois estaria participando do Festival SESI de Robótica, uma das maiores competições do mundo. A equipe, formada por quatro alunos dos cursos de Administração e Auxiliar de Obras e Edificações do SENAI unidade Getúlio Vargas, em Belém, foi uma das mais de 100 escuderias que competiu no Festival, realizado neste final de semana, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

A Robô Liga conquistou vaga na etapa nacional após ficar em quarto lugar na Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League, que ocorreu em janeiro deste ano, no SESI Ananindeua/PA. A equipe, que é a primeira formada pelo SENAI Pará, construiu um robô com peças de Lego e sensores de movimentos para executar as tarefas. Para o projeto de cidade sustentável, tema desta temporada do Festival, os alunos apresentaram um aplicativo para alertar sobre vagas de estacionamentos públicos. O app identifica a vaga a partir da movimentação de veículos em vias, utilizando captação de energia cinética para o funcionamento da plataforma.

Vinicius Moreira, 15 anos, um dos integrantes da equipe, conseguiu participar graças ao modelo de educação multidisciplinar do SENAI, com olhar atento para as novas tecnologias “Meu sonho era poder desenvolver um projeto que pudesse beneficiar a sociedade, e o SENAI me possibilitou isso, mesmo eu sendo da área da construção civil, que teoricamente nada tem a ver com automação. Sabemos que hoje tudo é tecnologia, então todas as áreas do conhecimento se aproximam por conta disso”, diz o estudante do curso de Auxiliar de Obras e Edificações.

Pioneirismo no Brasil

Entre todas as equipes do Festival, a Robô Liga foi a única composta exclusivamente por alunos do SENAI. Neste torneio, teve uma evolução de 40% na pontuação do Desafio do Robô em relação à competição regional, que é a principal atração do evento.

O Diretor de Operações do SESI/PA-SENAI/PA, Raphael Barbosa, diz que o sucesso da Robô Liga inspira a criação de novas equipes e o investimento neste tipo de metodologia de ensino. “A avaliação que fazemos é muito positiva. Mesmo formada recentemente já é uma equipe vencedora. Vamos continuar investindo nesse sentindo, aumentando o número de equipes do SENAI para termos alunos mais engajados e equipes ainda mais competitivas nos próximos torneios”, comenta Barbosa.

Sobre o Festival SESI de Robótica

 

O Festival SESI de Robótica desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Este ano o tema foi “Cidades inteligentes e a sociedade do futuro”. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA