Notícias

PROGRAMA DO SENAI COM O SINDUSCON QUALIFICA, GRATUITAMENTE, NOVOS PROFISSIONAIS PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PROGRAMA DO SENAI COM O SINDUSCON QUALIFICA, GRATUITAMENTE, NOVOS PROFISSIONAIS PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PROGRAMA DO SENAI COM O SINDUSCON QUALIFICA, GRATUITAMENTE, NOVOS PROFISSIONAIS PARA O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O SENAI Pará realizou a Aula Inaugural dos alunos contemplados pelo Programa SENAI Qualifica, realizado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará – Sinduscon/PA. A iniciativa visa formar, de maneira gratuita, profissionais em várias áreas da Construção Civil, setor que vai demandar mais de 33 mil qualificações em formação inicial e continuada nos próximos três anos no Pará, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, do Observatório Nacional da Indústria.

No total, 142 pessoas foram contempladas pelo SENAI Qualifica nessa primeira fase do Programa, divididas nos cursos de Pintor de Obras Imobiliárias, Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Predial e Instalador Hidráulico Predial, sendo que cada área contempla quatro certificações. Cada curso terá duração de três meses, com carga horária total de 220 horas.

Vanessa Gonçalves, de 19 anos, se inscreveu para o curso de Pintor de Obras Imobiliárias e agora vive a expectativa de conquistar seu lugar no mercado de trabalho. “Eu sempre tive interesse em trabalhar na área da construção civil e a oportunidade chegou em boa hora. Meu objetivo é me aperfeiçoar para atender os critérios exigidos hoje no mercado. Acredito que esse meio está atualizado, não existe mais a ideia de que construção civil é só para homens, por isso, as mulheres têm que investir na profissão que é um salto muito importante na nossa vida”, diz a futuro profissional.

Para o presidente do Sinduscon/PA e vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o Programa vai potencializar as oportunidades de trabalho em um setor aquecido da indústria. “A boa qualificação, como o SENAI sempre praticou, vai proporcionar a esses alunos buscarem e alcançarem melhores empregos e prestarem ótimos serviços. A conscientização dessas pessoas em buscar aprender para oferecer o seu melhor é uma demonstração também de que nosso setor tem crescido, tem respondido, mesmo ante algumas adversidades”, comenta Carvalho. “Passamos mais de dois anos limitados pela pandemia e temos que correr a passos largos agora. Ficamos muito felizes com a resposta da população a este Programa, pois a procura desses profissionais por qualificação está de encontro com o compromisso que nós assumimos com a retomada da economia”, complementa o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

As aulas do SENAI Qualifica serão realizadas no laboratório de Construção Civil do SENAI Getúlio Vargas, em Belém. O espaço reúne estrutura para capacitação prática em todas as principais profissões do setor da Construção, como alvenaria, ferragem, elétrica, hidráulica, entre outras. “Esses alunos terão à disposição o que há de mais atualizado no mercado e, com certeza, sairão com a confiança necessária para atuar em seus futuros trabalhos. Para nós é muito gratificante saber que não são apenas alunos que poderão mudar de vida por meio da educação profissional, mas, junto com eles, muitas famílias são diretamente beneficiadas”, destaca o diretor regional do SENAI, Dário Lemos.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA