Notícias

Programa Escola de Eletricistas certifica primeira turma exclusiva de mulheres

Programa Escola de Eletricistas certifica primeira turma exclusiva de mulheres

Programa Escola de Eletricistas certifica primeira turma exclusiva de mulheres

A Equatorial Pará, em parceria com o SENAI, realizou nesta terça-feira (13/12) a cerimônia de certificação das 23 alunas concluintes da segunda turma da Escola de Eletricistas. O programa, que teve a primeira turma formada somente por mulheres, visa a formação e capacitação de profissionais para atuar nas redes de distribuição de energia.

Tilza Sena foi uma das contempladas pela Escola de Eletricistas e, agora, pretende se aperfeiçoar na área de formação. “Eu tinha medo até de tomar um choquezinho em casa, mas quando surgiu essa oportunidade eu encarei e, agora, formada, posso dizer que me encantei com a área. Já estou até vendo outros cursos para me aperfeiçoar ainda mais e poder atuar no setor. É uma chance também de mostrar que nós, mulheres, podemos trabalhar com o que a gente quiser”, comenta.

Cláudia Elisandra, que atuava na área da saúde, viu na Escola de Eletricista uma oportunidade de ampliar suas oportunidades no mercado e já se decidiu por continuar no setor elétrico. “Acho que só faltava esse incentivo para termos mais mulheres atuando no setor elétrico. Entrei sem saber nada, mas com todo o suporte que tive dos instrutores, saio pronta para trabalhar e muito motivada para continuar aprendendo”, diz a nova profissional. 

O curso teve duração de quatro meses e foi executado na unidade do SENAI Getúlio Vargas, em Belém. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitou as alunas em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. “Esse é um mercado que era exclusivamente masculino e que nós começamos a mudar ao dar a oportunidade para essas mulheres por meio de uma formação completa. São profissionais dedicadas que, agora, estão aptas a somar com a gente nessa responsabilidade de assegurar o fornecimento de energia elétrica, que beneficia toda a população”, diz Marcos Almeida, presidente da Equatorial Pará. 

“Para o SENAI é motivo de muita satisfação e alegria poder participar desse projeto e desse marco para o setor elétrico. Hoje é um dia de celebração de um caminho que exigiu muito estudo, empenho e coragem para encarar vários desafios. Temos certeza de que muitas portas se abrirão para essas profissionais e que elas servirão de inspiração para que outras mulheres também possam ingressar nesse universo da elétrica”, complementa Shirley Gouvea, gerente executiva de Gestão de Pessoas do SESI e SENAI Pará. 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA