Programa‘Na Fábrica’ visita fábrica no Distrito Industrial de Ananindeua

Para incentivar o desenvolvimento do setor produtivo paraense e aproximar as empresas do Estado, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e o Centro das Indústrias do Pará (CIP) promoveram, na sexta-feira (28), no Distrito Industrial de Ananindeua, a segunda visita do Programa ‘Na Fábrica’. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) conheceram de perto os processos industriais da Fábrica do Grupo Papaguara e Vitória.

Na empresa, especializada na produção de biscoitos e massas e que atua no Pará desde 1925, o Diretor Executivo, José Rodrigues Neto, apresentou aos participantes os investimentos que estão sendo realizados para a ampliação e duplicação da capacidade de produção, além de reivindicações para o desenvolvimento do setor, por meio dos incentivos fiscais. “Esse processo de expansão é fruto de todo investimento que está sendo feito em maquinários, porque acreditamos no potencial do negócio. Mas ao mesmo tempo enfrentamos muitas barreiras e uma delas é a questão tributária”, explica José.

O encontro também permitiu ao Grupo Papaguara e Vitória e aos participantes um diálogo sobre o processo de análise de pedidos de incentivos fiscais. O Secretário Adjunto da SEDEME, Carlos Ledo, reforçou a importância da parceria firmada entre Estado, CIP e FIEPA. “Através dessa parceria, estamos conhecendo melhor as empresas, principalmente das que são incentivadas pela SEDEME, e cada vez mais se unindo com o setor produtivo em prol do desenvolvimento do Estado”, concluiu Ledo.

Na visita à empresa, os participantes do programa foram levados até o chão de fábrica e conheceram os sistemas de armazenamento, linha de produção, de embalagem, gás, entre outros. Além disso, o Grupo apresentou as áreas livres para expansão.

O Gerente Regional da CODEC, Felipe Ribeiro, falou sobre os benefícios do encontro. “Essas visitas serão muito importantes para troca e compartilhamento de informações, além de conhecer mais de perto a indústria e tentar ajudá-la da melhor maneira”, declarou Felipe.

O Programa ‘Na Fábrica’ é organizado e executado pela FIEPA e o CIP, em parceria com o Governo do Estado, através da SEDEME  e CODEC. A iniciativa da Federação propõe a realização de visitas de autoridades do Governo às instalações das indústrias paraenses. A comitiva que participa do encontro é composta por técnicos e diretores. “O Projeto visa restaurar principalmente as indústrias mais antigas do Estado do Pará. O Na Fábrica é uma integração do setor produtivo com o governo com a intenção de incentivar o crescimento das indústrias e consequentemente do Estado do Pará”, afirma Mendonça.