Notícias

Projeto do setor de reparação de veículos certifica primeira empresa no Pará

Projeto do setor de reparação de veículos certifica primeira empresa no Pará

Projeto do setor de reparação de veículos certifica primeira empresa no Pará

A Oficina Trevo foi a primeira a ser certificada no Pará pelo projeto Qualidade IQA na Reparação de Automotiva, desenvolvido por meio de uma parceria entre a FIEPA, SENAI, SINDIREPA, SEBRAE e IQA, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e incentivar o desenvolvimento na reparação de serviços automotivos. A cerimônia de entrega do certificado foi realizada no dia 06 de novembro, na unidade do SENAI em Castanhal.

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é uma instituição criada pela indústria automobilística e acreditada pelo INMETRO, com a finalidade de certificar produtos e serviços da indústria. No caso da indústria da reparação, as certificações são de acordo com a sua atividade: funilaria e pintura, sistema de suspensão, freio, direção, elétrica automotiva, diagnóstico de motores, transmissão manual e automática, etc.

Este projeto piloto realizado na Oficina Trevo tratou, entre outras ações, as não conformidades existentes com relação a otimização de layout, redução de desperdícios, mapeamento do processo produtivo, adequação às normas ambientais, controle de qualidade e marketing e divulgação. O trabalho foi desenvolvido pelo consultor de Serviços Tecnológicos do SENAI, Antonilson Conceição.

Ao finalizar o processo de consultoria, foi realizado pelo IQA a auditoria para a certificação e, após a uma avaliação criteriosa de toda a oficina, a Trevo foi certificada no escopo Funilaria e Pintura, passando a ser a primeira oficina de reparação da região Norte do Brasil a obter essa certificação.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Pará (SINDIREPA), André Fontes, o projeto é fundamental para elevar o índice de competitividade do setor. “Esta certificação é um marco para o nosso setor, pois demonstra uma preocupação com a qualidade dos serviços que as nossas empresas ofertam. A consequência disso será o aumento da competitividade e o avanço da nossa área de atuação no Pará”, destaca Fontes.

As empresas interessadas em participar do projeto devem seguir os seguintes passos:

1º Passo: Ser associado ao Sindirepa-PA.

2º Passo: Pré-auditoria do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

3º Passo: Assessoria Técnica do SENAI para a adequação da empresa aos processos de gestão da qualidade, dentre eles: qualidade em processos, mão de obra, sistemas de gestão, meio ambiente, instalações e layout, equipamentos etc.

4º Passo: Qualificação ou Certificação da Empresa pelo IQA.

Informações sobre o projeto:
(91) 4009-4310



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA