Projeto do setor de reparação de veículos certifica primeira empresa no Pará

A Oficina Trevo foi a primeira a ser certificada no Pará pelo projeto Qualidade IQA na Reparação de Automotiva, desenvolvido por meio de uma parceria entre a FIEPA, SENAI, SINDIREPA, SEBRAE e IQA, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e incentivar o desenvolvimento na reparação de serviços automotivos. A cerimônia de entrega do certificado foi realizada no dia 06 de novembro, na unidade do SENAI em Castanhal.

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é uma instituição criada pela indústria automobilística e acreditada pelo INMETRO, com a finalidade de certificar produtos e serviços da indústria. No caso da indústria da reparação, as certificações são de acordo com a sua atividade: funilaria e pintura, sistema de suspensão, freio, direção, elétrica automotiva, diagnóstico de motores, transmissão manual e automática, etc.

Este projeto piloto realizado na Oficina Trevo tratou, entre outras ações, as não conformidades existentes com relação a otimização de layout, redução de desperdícios, mapeamento do processo produtivo, adequação às normas ambientais, controle de qualidade e marketing e divulgação. O trabalho foi desenvolvido pelo consultor de Serviços Tecnológicos do SENAI, Antonilson Conceição.

Ao finalizar o processo de consultoria, foi realizado pelo IQA a auditoria para a certificação e, após a uma avaliação criteriosa de toda a oficina, a Trevo foi certificada no escopo Funilaria e Pintura, passando a ser a primeira oficina de reparação da região Norte do Brasil a obter essa certificação.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Pará (SINDIREPA), André Fontes, o projeto é fundamental para elevar o índice de competitividade do setor. “Esta certificação é um marco para o nosso setor, pois demonstra uma preocupação com a qualidade dos serviços que as nossas empresas ofertam. A consequência disso será o aumento da competitividade e o avanço da nossa área de atuação no Pará”, destaca Fontes.

As empresas interessadas em participar do projeto devem seguir os seguintes passos:

1º Passo: Ser associado ao Sindirepa-PA.

2º Passo: Pré-auditoria do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

3º Passo: Assessoria Técnica do SENAI para a adequação da empresa aos processos de gestão da qualidade, dentre eles: qualidade em processos, mão de obra, sistemas de gestão, meio ambiente, instalações e layout, equipamentos etc.

4º Passo: Qualificação ou Certificação da Empresa pelo IQA.

Informações sobre o projeto: