Notícias

Projeto 'Na Fábrica' visita estabelecimentos no Distrito Industrial de Ananindeua

Projeto 'Na Fábrica' visita estabelecimentos no Distrito Industrial de Ananindeua

Projeto 'Na Fábrica' visita estabelecimentos no Distrito Industrial de Ananindeua

A comitiva do projeto "Na Fábrica" visitou as empresas CBAA - Asfaltos, Tradelink Madeiras e Laminados de Madeira do Pará - Lamapa, no distrito industrial de Ananindeua, nesta sexta-feira (5). A iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Sistema Fiepa, busca maior aproximação entre os órgãos estaduais, da pasta econômica, e o setor produtivo para construir um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento do setor industrial paraense.

Participaram da agenda o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Carlos Ledo; o coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Mauro Barbalho; o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista; o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues; o vice-presidente da Fiepa e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça; e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Ananindeua, Ivelane Catarini.

"O projeto "Na Fábrica" é importante para o Governo do Estado, pois possibilita o entendimento sobre todos os problemas que as empresas da área industrial enfrentam no cotidiano. Então, mais uma vez, fomos até os empreendimentos para ouvir as demandas e percebemos que nunca havia ocorrido uma visita de cortesia com esse tipo de objetivo. Também ressalto sobre a importância de ter ouvido sobre as necessidades específicas do setor madereiro", ressaltou o titular da Sedeme, Carlos Ledo.

De acordo com o coordenador da DDICS da Sedeme, Mauro Barbalho, desde o início, o projeto proporciona uma crescente sinergia entre os órgãos do governo, que estão à frente da iniciativa, a Fiepa e principalmente o setor produtivo. "Além disso, todas as necessidades vindas destas empresas estão se transformando em resultados, seguindo o referencial de que o governo precisa retirar os obstáculos para que o setor industrial se desenvolva. Outro avanço positivo é que estamos convidando os representantes da área de desenvolvimento econômico dos municípios para participar desta iniciativa. Também como resultado destas visitas, a Sedeme promoverá encontros setoriais a partir do mês de março", destacou. 

O diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues, destacou que as visitas realizadas no distrito de Ananindeua levaram à constatação sobre as questões da própria coletividade industrial de Ananindeua. "Existe a necessidade dos órgãos estaduais, como a Sedeme e a Codec, atuarem de forma integrada com a prefeitura de Ananindeua para proporcionar melhorias para essa área, com o objetivo de trazer benefícios para as empresas e melhorar o ambiente de negócios". 

"O projeto é fantástico, pois garante a aproximação entre as indústrias e o poder público. Além disso, as empresas receberam, pela primeira vez, o secretário da Sedeme, o que possibilitou diálogo, esperança e entendimento sobre o papel do governo estadual", destacou o vice-presidente da Fiepa e presidente do Centro de Indústrias do Pará, José Maria Mendonça. 

Fábricas

A primeira empresa visitada foi a CBAA Asfaltos, que é destaque no Norte do Brasil na área de produção, comercialização e distribuição de emulsões asfálticas. De acordo com o diretor do negócio, Luiz Soares, o projeto "Na Fábrica" é uma grande novidade e extremamente proveitoso.

"Acredito no trabalho em equipe e se juntarmos a nossa força do trabalho com o apoio do governo e de outros órgãos acho que todos saem ganhando. Temos muito a agradecer por essa iniciativa do Governo do Estado", parabenizou o empreendedor Luiz Soares. 

A empresa Laminados de Madeira do Pará (Lamapa) também recebeu os representantes do projeto e tratou sobre a busca de novas possibilidades de crescimento no setor madeireiro para atender as demandas dos mercados interno e externo com o apoio do governo estadual. 

A visita se encerrou na empresa exportadora Tradelink que apresentou as dificuldades e os desafios em atuar no mercado comercial de madeira. "Essa é uma boa oportunidade para apresentar o nosso trabalho, que é honesto. Além disso, essa iniciativa traz uma ponte importante e a chance de sermos ouvidos", completou o diretor da Tradelink, Ronny Gomes.

Fonte: Agência Pará por Fabiana Otero (SEDEME)

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA