Notícias

QUILOMBOLAS DE MOJU RECEBEM CERTIFICAÇÃO E INICIAM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

QUILOMBOLAS DE MOJU RECEBEM CERTIFICAÇÃO E INICIAM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

QUILOMBOLAS DE MOJU RECEBEM CERTIFICAÇÃO E INICIAM CURSOS DE CAPACITAÇÃO

As atividades do Programa de Capacitação Profissional, iniciativa da Hydro em parceria com o SENAI, seguem beneficiando comunidades quilombolas do município paraense de Moju. No dia 22 de maio foram realizados eventos importantes de conclusão de uma etapa para alguns e início de uma nova fase para outros estudantes.

Os concluintes foram 13 alunos do território quilombola do Jambuaçu que conquistaram o diploma de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental I (até o 5º ano). A pescadora Narcisa Nascimento foi uma das contempladas com o diploma e conta que no começo não foi tão simples: “Eu me inscrevi e depois puxei meu marido para estudar também. Quando pensei em desistir, ele me apoiou muito para concluirmos. Agora estamos recebendo nossos certificados e, com eles, podemos começar outros cursos. Foi uma experiência única e gratificante”.

O marido, Adilson Corrêia, conta que estava há muitos anos sem ir para a sala de aula. “Agora que voltei não quero parar mais. Com o certificado, eu posso me inscrever em um curso e até fazer algum concurso público, estou feliz que fomos até o final”, comenta.

O Programa de Capacitação Profissional da Hydro já certificou mais de 200 pessoas nas cidades de Abaetetuba, Ipixuna do Pará e Moju. Em 2023, ele também chegará a comunidades nos municípios de Acará e Tomé-Açu, realizando os cursos identificados pelas lideranças. As aulas são ministradas nos próprios territórios quilombolas e o objetivo é contribuir para gerar emprego e renda na região.  A Hydro tem um contrato de cinco anos com o SENAI para fornecimento de cursos do programa.

“Nosso objetivo é deixar um legado de conhecimento e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região, fortalecendo nosso relacionamento com as comunidades quilombolas e a presença da empresa em relação aos vizinhos, prezando pela transparência e construção colaborativa”, conta Eduardo Bustamante, gerente de Diálogo e Engajamento da Hydro, que também reforçou o número expressivo de mulheres inscritas nos cursos.

Novos ciclos

No mesmo dia, 30 pessoas começaram o curso de Soldador. Ao final, terão um certificado válido em todo o território nacional, fruto da capacitação conduzida pelo time do Senai. “Tenho uma grande expectativa em relação a este curso, pois o professor comentou que há demanda para esse trabalho, que exige disciplina e coordenação motora. Vai ser ótimo para o meu currículo e para ajudar a minha família”, pontua Diego de Souza, morador da comunidade Santa Luzia e que já possui formação como técnico de informática pelo programa.

O Coordenador Técnico Pedagógico do Senai Barcarena, Gil Tavares, comenta que atender as comunidades quilombolas com os cursos técnicos é um trabalho importante para a região. “O mais importante é a satisfação dos alunos em fazer um curso de qualificação e estarem preparados para o mercado de trabalho. É fundamental levar para os alunos maiores oportunidades no mercado de trabalho, tanto aqui na região de Moju, quanto em outros complexos que temos no estado do Pará”, conclui.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA