REDES e Alubar realizam evento para descomplicar o Compliance

Na manhã desta terça-feira, 29, a REDES e a Alubar realizaram a palestra “Simplificando o Compliance: bate-papo ética e integridade nas empesas”. Apresentar o Programa Compliance e as vantagens asseguradas a partir de sua implantação dentro das empresas foram os objetivos do evento que contou com a presença de empresas fornecedores das indústrias e parceiras da iniciativa da FIEPA.

A palestra foi conduzida pelo Gerente de Compliance da Alubar, André Cruz, e pelo analista de Compliance da Alubar, Davi Mendonça. André Cruz explicou que as empresas podem demonstrar seu compromisso com a sociedade de diversas formas e ressaltou a importância de se implantar o Programa de Compliance para afirmar isso. “Ter programas de integridade hoje é demonstrar basicamente que você está favorável com boas práticas de negociações, boas práticas de mercado e tentando se livrar completamente de qualquer tema relacionado à corrupção”, destacou Cruz.

Durante a palestra, os participantes puderam conhecer e discutir sobre esta nova ferramenta que vem sendo adotada por empresas que almejam conduzir seus processos produtivos baseados em leis e normas, alicerçadas pela ética e a integridade.

Patrick Florêncio, coordenador de Contabilidade e Patrimônio da Agropalma, esteve entre os participantes e destacou a importância da temática para que as empresas paraenses alcancem robustez em suas ações e estejam adaptadas com a realidade mundial. “É importante para nós, como profissionais paraenses, crescermos e aprender com esses exemplos práticos e pensar em melhorias para o nosso processo interno”, declarou Patrick.

Cecília Guenara, do Escritório Coelho de Souza Sociedade de Advogados, acredita que o assunto é essencial para realizar boas práticas de relacionamento entre fornecedores e stakeholders de todos os âmbitos empresariais. “Eu acredito que o Compliance é uma necessidade e não mais uma opção para as empresas na forma de contratarem e se relacionarem. O tema é fundamental para o ambiente empresarial e organizacional como um todo”, disse Cecília.

Para Taís Menezes, Assistente Jurídica da Heineken, “a temática é inovadora e muitas empresas carecem de profissionais com esse conhecimento”. Segundo Taís, a palestra foi fundamental para obter e compartilhar conhecimento entre os outros profissionais da empresa para qual trabalha.

Durante a palestra, André Cruz destacou ainda os pilares fundamentais para um programa de Compliance e orientou sobre os passos iniciais a serem tomados por quem deseja efetuar na empresa os princípios que norteiam o programa. “Pesquisar sobre o tema é o primeiro passo, e em seguida procurar empresas parceiras que já tenham passado pelos desafios de implementar um programa de Compliance. Nós da Alubar nos colocamos à disposição para ajudar quem deseja adotar os programas de integridade”, concluiu Cruz.