REDES/FIEPA é referência em sondagem mercadológica e comercial às indústrias

A REDES já é referência em fomentar negócios no Estado, e com quase 20 anos de atuação, também se destaca ao realizar um trabalho de sondagem mercadológica e comercial em diversos municípios do Pará. Esse trabalho consiste em um levantamento de informações a respeito de fornecedores paraenses que possam atender futuramente as demandas dos grandes projetos industriais.

Durante a sondagem é coletado todos os CNPJ ativos e regularizados na secretaria de finanças do município em questão. No processo de mapeamento é verificado o segmento industrial de cada empresa, seus serviços e produtos. Além disso, são coletados dados operacionais, como equipamentos disponíveis, capacidade de atendimento, de entrega, faturamento, entre outros. Esse registro empresarial possibilita identificar potenciais fornecedores e suas capacidade instalada para o atendimento das demandas de compras das grandes indústrias.

Lucas Lourinho, coordenador de Planejamento de Controle da REDES, explica que muitas indústrias instaladas em território paraense são de fora e têm a necessidade de conhecer quais empresas podem prestar serviços a elas. Ele conta que um dos objetivos principais do projeto é a geração de negócios dentro do próprio Estado, promovendo um diferencial competitivo à área de compras. “Através da sondagem damos às indústrias uma visão geral de tudo o que existe, tudo o que se pode vender e o que se pode comprar na cidade”, aponta Lourinho.

Segundo ele, a maioria dos fornecedores locais não tem presença digital, e por isso a dificuldade de serem encontrados. Mas com a sondagem, o projeto consegue, além de beneficiar as grandes indústrias, auxiliar os fornecedores locais a terem chances de indicação e de aumentar suas vendas. “Esse tipo de trabalho faz com que o fornecedor seja visto pela área de suprimentos das indústrias. Isso faz com que consigam vender mais para a própria indústria ou para alguns de seus terceirizados”, destacou Lourinho.

A iniciativa da Fiepa, ao realizar o trabalho, ainda consegue orientar os empreendedores locais sobre alguns requisitos importantes que podem torna-los aptos a participar das indicações. Ao todo, a REDES já realizou oito censos e tem previsão de sondagem em mais quatro municípios do Estado.