REDES premia o melhor Case Desenvolvimento de Fornecedor da indústria do Pará

Qualificar fornecedores e promover o desenvolvimento de novas metodologias para a melhoria de sua gestão, são atividades que fazem parte da missão diária da REDES em parceria com os grandes projetos industriais mantenedores. A iniciativa do Sistema FIEPA, além de dar condições de competitividade através de cursos e treinamentos, potencializa a geração de negócios dos empreendedores locais, que são indicados para atendimentos das demandas de compras de produtos e serviços por intermédio da Plataforma de Fornecedores.

O melhor desempenho no desenvolvimento de fornecedores é reconhecido anualmente pelo Prêmio REDES/FIEPA. Este ano, o destaque da categoria Case de Desenvolvimento de Fornecedor da premiação, que chegou a sua sétima edição, foi para o projeto “Adoção de boas práticas de gestão para a otimização de processos e fomento de parceiras locais”, desenvolvido pela empresa Hydro e sua parceira Movimento.

O trabalho desenvolvido pela Hydro envolveu treinamentos com foco em gestão de pessoas, produtos e processos, todos ofertado por intermédio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF da empresa, que foi realizado em parceria com a REDES. Tais capacitações foram fundamentais para o aperfeiçoamento do fornecedor. “Essas melhorias aplicadas resultaram no aumento de 70% do quadro de funcionários do nosso fornecedor”, comenta o diretor de operações de Bauxita & Alumina da Hydro, Carlos Neves.

A empresa Movimento que atende a Hydro há 15 anos, atua com locação de máquinas e equipamentos para serviços de terraplenagem, obras civis e operações portuárias. Hoje, a empresa conta com 450 colaboradores. “Temos uma relação muita estreita com a Hydro. Hoje, 80% de nossas operações são com a empresa. E isso se dá de forma muita aberta e transparente”, comenta o gerente da Movimento, Marinaldo Correia.

Segundo o gerente, a empresa evoluiu a partir da implementação das práticas propostas pelo PDF. Ele conta que a empresa já desenvolvia algumas práticas, mas que não havia um direcionamento que evidenciasse essas atividades. Com o PDF, a empresa chegou a um patamar de atendimento mais eficiente, através da capacitação da equipe.

De acordo com Marinaldo, o apoio da Hydro e da REDES foram fundamentais no sentido de orientar e incentivar a equipe a buscar o melhor, garantindo à empresa a otimização da gestão. “O PDF agregou muito à nossa rotina. Quando às parcerias locais, nós efetivamos, e conseguimos estreitar ainda mais nossa relação com as comunidades de Barcarena. Agora, precisamos dar sequência a todas essas práticas no nosso dia a dia e evoluir”, concluiu o gerente da Movimento.