Rodada internacional da indústria de frutas gera mais de US$ 7 milhões

O resultado da Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, rodada internacional direcionada às indústrias do setor da fruticultura amazônica, superou as expectativas em volume de negócios. Com uma meta inicial de US$ 2 milhões, o evento gerou ao todo, uma expectativa de negócios de US$ 7.250 milhões para empresas brasileiras que atuam no setor.

A rodada foi coordenada e realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), juntamente com o SEBRAE no Pará e ApexBrasil. Com a colaboração de centros internacional dos Estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso e São Paulo, a rodada promoveu cerca de 130 encontros que contaram com a participação de 28 empresas, sendo 17 do Pará, e seis compradores internacionais.

Realizada de forma híbrida, a versão presencial ocorreu no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no dia 20 de outubro, durante a XV Feira da Indústria do Pará (FIPA); e a etapa on-line foi realizada por meio da plataforma digital Brasil Business Match (BBM), da ApexBrasil com o objetivo de simplificar e dar mais segurança aos encontros entre compradores internacionais e empresas brasileiras.

Segundo Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, promover a rodada internacional de negócios durante a FIPA potencializou os resultados agregando valor aos produtos de origem amazônica. “As frutas amazônicas têm um apelo muito grande no mercado internacional e poder mostrar esse potencial dentro da FIPA, que é uma vitrine importante para a nossa indústria, foi um diferencial que rendeu grandes resultados trazendo ainda mais credibilidade e visibilidade para a nossa rodada de negócios e para o setor industrial da fruticultura da nossa região”, afirmou Lobato.

Para Rubens Magno, superintendente do Sebrae no Pará, correalizador da FIPA e parceiro da Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, os dois eventos foram importantes para promover bons negócios para empreendedores paraenses. “A FIPA comprova, em mais uma edição, seu potencial para promover bons negócios para empreendedores paraenses e contribuir para o desenvolvimento da economia do Pará. É por isso que o Sebrae se junta à FIEPA na realização da feira. A rodada internacional de negócios, por exemplo, uniu quem vende e quem compra no nosso estado, no Brasil e em outros países, como Estados Unidos e Canadá, com excelentes resultados. O saldo da FIPA 2022, com certeza, é muito positivo”, enfatiza Magno.

O coordenador de exportações da Amazon Polpas, Victor Brandão, explica que participar da rodada é uma oportunidade para que a empresa conheça o mercado internacional, aperfeiçoe seus processos e alcance o mercado-alvo desejado. “Para um comprador de fora, esses tipos de rodadas internacionais são importantes porque fazemos o face to face, no qual nós conhecemos o comprador e ele também pode nos conhecer e saber um pouco sobre a empresa, criando uma ligação e gerando uma confiança mútua entre as partes” ressalta Brandão.

Entre os apoiadores da iniciativa estiveram o Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados do Estado do Pará (Sindfrutas), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC-PA), Conexão Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PA) e Fundação Guamá.