Notícias

SENAI apoia ações de responsabilidade social da indústria paraense

SENAI apoia ações de responsabilidade social da indústria paraense

SENAI apoia ações de responsabilidade social da indústria paraense

Toda vez que entra na cabine para praticar o manuseio da máquina escavadeira, Jaqueline Malcher dá um passo adiante em busca do seu grande sonho: conseguir um lugar no mercado de trabalho. A aluna, de 38 anos, é moradora da comunidade quilombola Jambuaçu, no município de Moju, nordeste paraense, uma das áreas que vêm sendo beneficiadas pelo Programa de Capacitação da Hydro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará). 

As aulas da primeira fase do Programa nos territórios do Jambuaçu e Juquiri começaram em outubro de 2021 com o curso de operador de máquinas (escavadeira e munk, respectivamente), formando o total de 36 alunos. Depois, foram ofertadas outras qualificações identificadas como prioritárias para a atual demanda das comunidades. O objetivo do Programa de Capacitação da Hydro é potencializar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e contribuir com a geração de emprego e renda na região. O programa também já beneficiou, além de Moju, moradores das comunidades próximas ao mineroduto da empresa nos municípios de Abaetetuba e Ipixuna do Pará.

Trabalhar com equipamentos pesados nunca nem passou pela cabeça de Jaqueline. A novidade, porém, vai se transformando em entusiasmo e esperança a cada nova aula prática no curso de operador de máquinas escavadeiras, executado pelo SENAI. “É uma experiência nova, uma coisa que eu pensei que não fosse capaz de fazer. Achei muito incrível manipular a máquina e está sendo gratificante. Esse curso, não só para mim, mas para todos que estão participando, está fazendo a diferença, todos têm esperança de conseguir um emprego”, comenta a estudante.  

Além de aprender uma nova profissão, Jaqueline tem aproveitado a iniciativa para incentivar outras pessoas a também participarem do curso. "Para mim está sendo muito especial fazer essa capacitação, porque além de ver oportunidade de trabalho, também pude conhecer outras pessoas. Eu incentivei as duas mulheres que também fazem o curso. Minha família está muito feliz, até meu irmão veio participar também. Agradeço a oportunidade", celebra a futuro profissional. 

A parceria com a Hydro é um dos muitos exemplos do trabalho desenvolvido pelo SENAI junto com a Indústria no âmbito da responsabilidade social. São ações que somam esforços assumidos por agentes sociais (cidadãos, organizações públicas, privadas com ou sem fins lucrativos) voltados para o desenvolvimento da sociedade. O objetivo é, além de promover qualificação profissional de excelência, formar cidadãos, impulsionar a geração de emprego e renda e potencializar talentos para a resolução de problemas, garantindo a competitividade do setor produtivo. 

Fadwa Mohamadieh, gerente sênior de Responsabilidade Social da Hydro, diz que o Programa de Capacitação Profissional, em conjunto com o SENAI, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades onde atuam, tendo o conhecimento e a capacitação como pilares do processo. “O objetivo é construirmos juntos uma sociedade mais sustentável e enxergamos esta iniciativa como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das comunidades quilombolas do Pará, e por meio do SENAI é possível chegar às comunidades contempladas pelo programa”, comenta Mohamadieh.

Segundo a gerente, a expertise do SENAI para atuar com vários públicos e áreas do processo produtivo é fundamental para a execução de projetos em parceria que beneficiam a sociedade. “A Hydro possui diversas parcerias com o SENAI. A exemplo da parceria entre Alunorte e o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), que tem foco em estudos para o aproveitamento de resíduo que sobra após o processo de refino da bauxita feito na refinaria, em Barcarena. Também tem a parceria com o Centro de Educação Profissional do SENAI nos municípios onde a empresa opera para realização do Jovem Talento: nosso programa de aprendiz, que tem importante significado social: integra as unidades da Hydro à comunidade local e é uma oportunidade para que os jovens mostrem seu talento. De uma maneira geral, as parcerias com o SENAI garantem apoio fundamental para a realização de trabalhos nas mais diversas frentes, o que valorizamos na Hydro”, destaca a gerente. 

Qualificação exclusiva para mulheres
Outra importante parceria de cunho social é o Programa de Imersão Komatsu (KIP) Feminino, que, com a parceria do SENAI, promove, em Parauapebas, a qualificação exclusivamente de mulheres para o ingresso no mercado de trabalho no setor da mineração. No total, 25 mulheres participam do curso e aprendem sobre manutenção preventiva, motores, hidráulica e elétrica. Além disso, as alunas terão a oportunidade de aprender mais sobre o funcionamento dos equipamentos de minas, como caminhões, carregadeiras de grande porte e escavadeiras. As aulas práticas e teóricas ocorrem no SENAI de Parauapebas.

As participantes do programa também recebem uma bolsa para o auxílio na locomoção e alimentação durante os estudos e, posteriormente, poderão concorrer a vagas de emprego na Komatsu. “O programa teve forte adesão da comunidade local, com mais de 4400 candidatas para 25 vagas oferecidas. Este é o verdadeiro retrato do quanto a mulher está consciente de sua contribuição no mercado de trabalho, derrubando a equivocada ideia de que este é trabalho para homens”, diz Ideraldo Soares, gerente de Treinamento da Komatsu, destacando também a parceria com o SENAI. “A escolha pelo SENAI foi pautada em histórico, em entregas, em estruturas sejam físicas ou intelectuais, crescente relacionamento e principalmente relação com as comunidades. Estamos convictos que a perenidade deste programa será uma grande ou se não, a maior contribuição na transformação de vidas, além do alinhamento global com iniciativas de inclusão, diversidade e sustentabilidade,” comenta o gerente. 

Gisele Ingrid Araújo é uma das contempladas pelo Programa da Komatsu com o SENAI. Segundo ela, essa iniciativa vai dar visibilidade e mais oportunidades para que as mulheres conquistem espaços em vagas tradicionalmente ocupadas por homens. “Meu pai é mecânico e eu sempre tive vontade de ir nesse caminho também, de trabalhar com máquinas. O curso tem superado todas as minhas expectativas e creio que pode ser um marco para mostrar ao mercado que nós, mulheres, temos as mesmas condições de trabalhar na área. No curso aprendemos as mesmas coisas que os homens, então podemos realizar as mesmas tarefas também fora da sala de aula”, diz a estudante de 22 anos.

Programa do SENAI alcança variados públicos
O Programa de Responsabilidade Socioambiental (RSA) é um processo permanente e contínuo do SENAI Pará que está comprometido com o desenvolvimento sustentável da sociedade paraense. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), por exemplo, um dos braços do RSA, o SENAI  inclui, nos seus cursos regulares, pessoas com necessidades educacionais especiais, expande o atendimento a negros/índios; oportuniza acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa; bem como requalifica na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos e demais pessoas à margem da vida produtiva, ampliando assim as suas possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho. 

O Programa também contribui com o mapeamento de PcD para as indústrias, investe na qualificação profissional voltada para as demandas e realiza orientações sobre adequações de máquinas e equipamentos dentro das empresas. “A responsabilidade social é uma das missões do SENAI e não medimos esforços para participar desses projetos, principalmente no que compete à qualificação profissional. Então a gente constrói a solução juntamente com a indústria realizadora do projeto e a comunidade que está sendo beneficiada pela iniciativa, e estudamos a melhor solução para atender”, explica Lucas Silveira, gerente de Relacionamento com o Mercado do SENAI Pará.

Só no período de 2017 a 2021, o SENAI local atendeu cerca de 262 mil pessoas inseridas dentro da proposta do Programa de Responsabilidade Socioambiental, alcançando municípios de todas as regiões do estado com o apoio das suas unidades fixas e itinerantes. “O SENAI tem muito orgulho de poder contribuir de maneira tão sólida e diversificada com a indústria e com a sociedade. É muito gratificante trabalhar sabendo que, além de ofertar qualificação de qualidade, estamos sendo agentes importantes também no processo de transformação de vida de tantos alunos, em todas as regiões do Pará”, finaliza Silveira.

 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA