SENAI apoia empresas que buscam inovar

O SENAI Pará foi o apoiador local do Roadshow Conecta Startup Brasil, que aconteceu em Belém no dia 17 de setembro. O programa foca em empreendedores e startups em estágio inicial desafiadas a solucionar demandas reais do mercado. As equipes deverão submeter projetos aos desafios cadastrados no edital e os que forem selecionadas receberão bolsas e investimentos de até R$ 200 mil reais.

O evento reuniu empreendedores e diversos outros públicos do ecossistema de inovação paraense. Além da apresentação do edital Conecta Startup Brasil, a programação contou com dois painéis: no primeiro, empresas compartilharam desafios, boas práticas e experiências com a Inovação aberta; O segundo abriu espaço para Startups contarem suas experiências, processos de validação e ações de inovação. As mediações dos painéis foram realizadas, respectivamente, pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), Adriano Lucheta; e pelo Coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior do Cesupa, Rafael Boulhosa.

O incentivo à prática de gestão da inovação é a missão do Núcleo Estadual de Inovação da FIEPA (NEIF), que é gerido pelo ISI-TM.  A Assessora de Inovação do NEIF, Thaís Haber, destaca a importância da inovação para a competitividade das empresas e a necessidade de promover oportunidades para as Startups paraense. “Existem muitas ideias e projetos que precisam ser impulsionados com investimento e incentivo. Nosso Núcleo procura isso, criar cultura de inovação tanto para as indústrias já consolidadas no mercado quanto para os novos empreendedores que estão surgindo”, destaca Haber.

Programa em Gestão Empresarial e Gestão da Inovação

Ainda dentro da proposta de auxiliar empresas no processo de inovação, o SENAI-PA lançou o Programa em Gestão Empresarial e Gestão da Inovação, consultoria continuada e aberto o ano inteiro. O trabalho abrange o atendimento de empresas em diferentes segmentos industriais e atua no desenvolvimento empresarial, incremento das competências dos gestores e equipes para a gestão da inovação por meio de consultorias e workshops. Os atendimentos às empresas participantes serão presenciais, individuais e semanais (duração total do projeto por empresa: 06 meses).

Para maiores informações, basta entrar em contato com o Núcleo Estadual de Inovação da FIEPA através do número: 3199-3001.