Notícias

SENAI capacita mulheres em parceria com o SENAR e a Prefeitura de Belém

SENAI capacita mulheres em parceria com o SENAR e a Prefeitura de Belém

SENAI capacita mulheres em parceria com o SENAR e a Prefeitura de Belém

A Unidade Móvel de Processamento de Frutas do SENAI está no bairro do Benguí, onde, por meio de parceria com a Prefeitura de Belém e SENAR, começou a capacitar 40 mulheres com o objetivo de potencializar oportunidades no mercado de trabalho ou prepará-las ao empreendedorismo. A qualificação faz parte do programa “Donas de Si”, do qual participam mulheres beneficiárias de programa de assistência econômica da Prefeitura de Belém.

Essa primeira turma está sendo atendida no Movimento da República de Emaús, no Benguí. Ainda em julho, outra turma, do mesmo curso, iniciará no bairro do Tapanã. O curso Técnicas de Processamento de Frutas tem carga horária de 40 horas e aborda desde as boas práticas de fabricação, montagem da agroindústria até registro do produto; e, ainda, aulas práticas, com foco na elaboração de polpas, doces, compotas, frutas em calda, geleia e licores de fruta.

Virginia Santos, aluna do curso, trabalhava de agente de portaria e agora vive a expectativa da reinserção no mercado de trabalho em uma profissão completamente nova para ela. “Isso pra mim é uma grande oportunidade para voltar a trabalhar, especialmente por causa da minha idade, 50 anos, não é fácil conseguir. Então esse projeto traz esperança pra gente, ainda mais com o certificado do SENAI, que tem muita credibilidade no mercado”, diz.

A esperança de um recomeço profissional também anima a pedagoga Marcela Batista, de 37 anos, que atualmente está sem trabalhar. “Quando eu soube que além de aprender a gente teria um certificado do SENAI, fiquei ainda mais feliz, porque não é todo mundo que tem essa oportunidade. Eu acredito muito que essa capacitação me ajudará a aumentar a renda e ajudar a minha família”, comenta a aluna.

Para o mês de agosto, a parceria continuará com novos cursos na área de panificação, também por meio da Unidade Móvel do SENAI. Davis Siqueira, Gerente de Educação Profissional do SENAI Pará, reforça a importância dessa iniciativa. “Está na gênese do SENAI oferecer educação profissional de qualidade para a população e, mais uma vez, estamos cumprindo o papel social da instituição e seu compromisso com a profissionalização no estado. É um trabalho gratificante saber que estamos contribuindo com a mudança de vida de várias famílias”. É muito bom poder contar com a parceria do SENAI e do SENAR que nos emprestam a infraestrutura, a metodologia e o conhecimento técnico, ferramentas importantes no investimento na formação dessas famílias”, complementa o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.  



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA