Notícias

SENAI certifica 208 novos profissionais para o município de Moju

SENAI certifica 208 novos profissionais para o município de Moju

SENAI certifica 208 novos profissionais para o município de Moju

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PA) certificou 208 novos profissionais no município de Moju, na última quarta-feira. São novos profissionais no mercado aptos para as profissões de operador de computador, técnico em processamento de frutas, panificação e construção civil, áreas estratégicas para suprir a demanda de mão de obra qualificada no município.

Rutileia Martins, da comunidade quilombola de Jambu-açu, foi uma das formandas e destacou a parceria do SENAI com o munícipio como sendo importante para a mudança de cenário na localidade onde vive. Ela qualificou-se na área de processamento de frutas e agora vive a expectativa de começar a trabalhar na área e gerar renda para a sua família. “Aprendi a fazer coisas novas no SENAI: sei bater açaí, sei fazer cachaça. E eu quero agora fazer empreendedorismo, para comprar fruta do meu quilombo, para que a economia não saia do município,” pontuou a profissional.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, considera que a parceria contribui decisivamente para o desenvolvimento da população e das indústrias instaladas no município. “Esses cursos são extremamente importantes para o desenvolvimento de Moju, pois fortalecem a atividade econômica do município e das indústrias instaladas neste município. O SENAI está de parabéns, pois visualiza os espaços e as necessidades da população, e este tipo de parceria traz um fruto muito bom para a nossa sociedade”, considera o secretário. 

O diretor regional do SENAI, Dário Lemos, reforçou que a capacitação, além de ser uma forma da comunidade abraçar uma profissão, é também uma melhoria na qualidade de vida e na autoestima das pessoas, por meio da geração de renda. “Isso para nós é muito gratificante, enquanto Federação das Indústrias do Pará, enquanto SENAI. A gente contribui para o desenvolvimento do estado, por meio da forte presença que temos nos municípios levando qualificação profissional, sobretudo nas localidades mais carentes desse tipo de serviço. A certificação foi um momento muito ímpar para o SENAI, dada a felicidade que a gente observa nessas pessoas”, diz o diretor.

As capacitações ocorreram de agosto de 2019 a janeiro de 2020 por meio das unidades móveis do SENAI, laboratórios itinerantes com estrutura e equipamentos modernos capazes de chegar em regiões de difícil acesso.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA