SENAI e Sinduscon iniciam capacitação gratuita para o setor da Construção Civil

Foi realizada nesta quinta-feira (24) a aula inaugural do Programa SENAI Qualifica – Construção Civil, em Santarém. Executado pelo SENAI em parceria com Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará – Sinduscon/PA, a iniciativa vai formar, de maneira gratuita, profissionais para atuarem no aquecido setor da Construção Civil, que vai demandar mais de 33 mil qualificações em formação inicial e continuada nos próximos três anos no Pará, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, do Observatório Nacional da Indústria.

No total, 120 alunos estão matriculados nos cursos de Pedreiro de Alvenaria, Eletricista Predial, Instalador Hidráulico e Serralheiro de Alumínio, cada curso com carga horária total de 220 horas. Ao final da qualificação o aluno recebe um certificado com qualidade SENAI de Educação Profissional.

Josiel Rodrigues, 21 anos, é um dos contemplados pelo Programa. Ele se inscreveu para o curso de Instalador Hidráulico e acredita que o certificado do SENAI pode abrir portas no mercado de trabalho. “Já fiz outros cursos no SENAI e, agora, estou aproveitando essa oportunidade para aprimorar meus conhecimentos, garantir minha qualificação e aumentar minhas chances de emprego em um futuro breve”, comentou.

O vice-presidente executivo da FIEPA e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça, lembrou que o conhecimento é a única forma de mudarmos o mundo. Ele ressaltou a importância da educação para o crescimento profissional e também para o momento atual do mercado. “Após dois anos de pandemia, essa formação é uma oportunidade, porque após uma crise a construção é um dos setores da economia que mais crescem e necessita de mão de obra", ressaltou.

O programa já tem turmas em Belém desde agosto e, graças aos esforços do SENAI e do Sinduscon, iniciou por Santarém sua oferta de cursos no interior. "É uma felicidade lançar o programa em Santarém, e é a realização de um sonho, de todo o Sistema S, do diretor do SENAI, da equipe, do Sinduscon e de vocês, que acreditaram no potencial do SENAI em transformar a vida de vocês", disse Alex Carvalho, presidente do Sinduscon e vice-presidente da FIEPA.

"Trabalhamos no SENAI e no SESI transformando vidas, oferecendo formação, educação, qualificação. E vocês podem ter certeza de que sairão do SENAI com um certificado que será reconhecido no Brasil todo. Não desistam, cheguem até o fim e vocês vão ver a transformação de vida de vocês e das suas famílias", destacou Dário Lemos, diretor regional do SENAI.

Na aula inaugural, estiveram presentes também o diretor do SENAI Santarém, Peter Rasera, o presidente da Associação Comercial de Santarém, Roberto Branco, e o diretor adjunto do Sinduscon no Sudoeste do Pará, Rodrigo Branco. Na ocasião, eles lembraram aos alunos que as empresas estão com dificuldade em encontrar profissionais qualificados na área de construção, o que potencializa as chances para que eles já saiam empregados ao final da formação.