SENAI Pará sediará seletivas para competição internacional de profissões

Uma semana antes do início da Copa do Mundo da Rússia, o SENAI Pará sediará uma outra competição também de importância mundial, mas no âmbito da educação. É a Olimpíada do Conhecimento, que vai selecionar os representantes brasileiros para a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que acontecerá em agosto de 2019, em Kazan, na Rússia. Belém receberá 8 delegações, durante os dias 4 e 8 de junho, para as disputas nas ocupações Desenho Mecânico - CAD e Manutenção de Veículos Pesados.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços. Para chegar até esta etapa da Olimpíada do Conhecimento os jovens conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados em seus estados.

As disputas serão realizadas na unidade do SENAI da Mauriti (CEDAM), escolhida por ser considerada uma das referências nacionais no segmento automotivo. Participarão das duas seletivas oito competidores dos estados do Amapá, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do paraense Henrique Lima, que defenderá o estado do Pará na ocupação Manutenção de Veículos Pesados.

As seleções brasileiras da WorldSkills Kazan vão ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, somando 342 competidores de 45 ocupações da indústria. Para quem quiser acompanhar de perto a competição, poderá visitar gratuitamente o local de provas nos dias 4, 5, 6 e 7, das 9h às 17h. Será uma grande oportunidade para conhecer os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

WorldSkills - É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

Serviço:
Evento: Olimpíada do Conhecimento
Abertura: 04 de junho – 8h
Competição: 04 a 07 de junho, das 9h às 17h.
Encerramento: 08 de junho - 11h
Endereço: SENAI CEDAM - Travessa Mauriti, 3251 – Marco.