SENAI premia vencedores da etapa estadual do Grand Prix de Inovação

Elaborar soluções reais e protótipos para a indústria local. Esses foram alguns dos desafios enfrentados pelos alunos do SENAI no Grand Prix de Inovação, realizado durante XIV Feira da Indústria do Pará, no espaço SENAI Lab. No sábado (18), último dia de evento, os estudantes apresentaram o resultado do desafio proposto para a empresa Alubar, expositora da FIPA e parceira do projeto nesta edição. A missão dos jovens era buscar engajamento dos colaboradores das áreas operacionais com programas de melhoria contínua.

A equipe vencedora foi a “Saber em Ação”, do município de Parauapebas, formada pelos estudantes Hernandes Lima, Hillary Ribeiro, Luis Mourão, Shara Santos e Yasmin Silva. Além do troféu, foi entregue um notebook para ser utilizado no SENAI Lab, espaço para pensar soluções para indústrias, da unidade operacional no município.

A competição conta com a participação de alunos das modalidades de aprendizagem industrial e de habilitação técnica, de cursos como gestão, segurança no trabalho, mecânica, entre outros. Os projetos aprovados farão parte de um leque de opções locais que irá para apreciação e participação em uma etapa do Departamento Nacional, que ocorre anualmente.

“Vamos levar daqui uma experiência única. Vale a pena se esforçar para conquistar os nossos objetivos. Participar de uma competição como esta, em um ambiente como a FIPA, foi ainda mais desafiador. Só temos a agradecer e comemorar”, comemorou Hillary Ribeiro, representante da escuderia.

Além dos alunos de Parauapebas, a seletiva contou com a participação de representantes das unidades do SENAI de Santarém, que conquistou o segundo lugar, e de Bragança, que ficou em terceiro. Eles foram selecionados nas etapas escolares, no início deste ano, que envolveu ao todo nove municípios do Estado, dos 13 que possuem unidades do SENAI.

A unidade do SENAI em Parauapebas foi a primeira a realizar o Grand Prix. A etapa escolar contou com a participação de mais de 300 alunos e 65 escuderias desde o início do processo de seleção, culminando em 9 times finalistas. “Passamos por uma grande triagem ainda em nossa unidade e hoje conquistamos o primeiro lugar. Foi um trabalho de preparação intenso para a etapa estadual que contou com a ajuda de todos da unidade”, destacou Hillary Ribeiro, que é estudante do curso de Mecânica e Manutenção Industrial.

O diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, ressaltou a essência da instituição educacional. “Esse é um momento muito gratificante para nós e para os alunos. O Grand Prix busca fazer com que os nossos alunos estejam dentro da indústria. E nada melhor do que eles viverem esse ambiente, para que possam dar uma solução de acordo com o que a empresa quer e necessita. E nada melhor do que vivenciar tudo isso dentro da FIPA”, afirmou Lemos.

As atividades buscam despertar o pensamento no empreendedorismo, além de promover a integração entre alunos, docentes e empresas no desenvolvimento da cultura de inovação e soluções para desafios reais da sociedade e/ou indústria.

A comissão julgadora foi formada pelo Gerente de Engenharia de Processos da Alubar, Mauro Matos; pelo coordenador de Consultoria do SENAI CETIQT, Fernando Moebus e o técnico do SENAI PARÁ, Fernando Brandão. A entrega do prêmio contou com a presença do presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos e diretoria, além do Diretor industrial da Alubar, André Kishi.

Para o representante da empresa,essa é uma oportunidade para incentivar o pensamento empreendedor e profissional dos jovens na indústria. “O engajamento é muito importante para que os negócios funcionem, avancem e a gente obtenha sucesso. Parabéns a todos os alunos que aceitaram o desafio e trabalharam suas ideias da melhor forma possível”, afirmou André Kishi. “A Alubar parabeniza a iniciativa. Contem conosco para os próximos eventos”, completou.