SENAI promove Torneio de Inovação para Pessoas com Deficiência

Nesta segunda-feira, 26, data em que é celebrado o Dia do Surdo no Brasil, vinte e seis alunos divididos em cinco equipes compostas somente por Pessoas com Deficiência (PCDs), maioria surdas, participaram da abertura do Grand Prix SENAI de Inovação. Na competição, as escuderias participam de uma corrida de inovação aberta, na qual criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria e da sociedade. O torneio vai até o dia 06 de outubro.

Durante o Grand Prix, que conta com a parceria da empresa Brasil BioFuels, os participantes podem combinar métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares para obter respostas diferenciadas e oportunidades reais para as soluções dos desafios lançados.

A competição acontece em todo o Brasil, mas é a primeira vez que o torneio é realizado somente com PCDs. Segundo Davis Siqueira, gerente executivo de Educação Profissional no SENAI Pará, a competição é um marco dentro das ações inclusivas promovidas pelo SENAI. “Esse tipo de iniciativa faz parte do escopo da nossa instituição e ver os alunos cada vez mais integrados e participando é muito gratificante porque faz com que a educação do SENAI de fato seja para todos. É importante reforçar que os desafios desta edição têm o mesmo padrão de todos os Grand Prix já realizados pelo SENAI, entretanto, para garantir a acessibilidade, nós fizemos algumas adaptações, como por exemplo, contar com tradutor/intérprete de Libras durante todo o torneio”.

Para Jennifer Linder, aluna do curso de Assistente Administrativo do SENAI, e que está participando do Grand Prix, a competição é uma oportunidade para agregar conhecimentos que contribuirão para a vida profissional. “Estou muito satisfeita de participar porque durante o torneio nós aprendemos a encontrar ideias e criar soluções para diversos problemas, então nossa expectativa é que a gente consiga alcançar resultados bem positivos na competição. Além disso, o curso que faço no SENAI aumentou muito o meu aprendizado para temas que nunca tive ideia e que vão me ajudar a ter sucesso no mercado de trabalho. Hoje, eu sou uma pessoa diferente por todo o conhecimento que tenho adquirido”, afirma Jennifer.

No dia 06 de outubro, as equipes farão a defesa oral dos trabalhos, com soluções para o desafio apresentado pela empresa Brasil BioFuels. O problema proposto aos alunos é direcionado para a contratação de PCDs para as unidades remotas da empresa nos municípios de Acará, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-açú. Após as apresentações, será realizada a premiação aos vencedores.

Para Helen Sousaconsultora interna de RH do Grupo Brasil BioFuels, o Grand Prix SENAI de Inovação representa uma oportunidade de fortalecer a inclusão dentro da empresa. “Para nós tem sido muito gratificante porque podemos dar oportunidade para que esses jovens, futuros profissionais, possam trazer um olhar diferenciado aos desafios existentes, e de proporcionar maior inclusão e diversidade dentro da nossa empresa”.