Notícias

SESI implanta robótica em escolas públicas do Marajó

SESI implanta robótica em escolas públicas do Marajó

SESI implanta robótica em escolas públicas do Marajó

Segundo os diagnósticos feitos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), dos 17 municípios que formam o Arquipélago do Marajó, 15 não possuem planejamento para a educação. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, enquanto no Brasil a evasão escolar nas séries iniciais é de 0,5, no Pará é de 1,7 e, no Marajó, é de 3,2. Nas séries finais, o abandono da escola nos municípios marajoaras chega a quase 8, enquanto no estado é de 4,5 e no Brasil é de 1,9.

Visando contribuir com a melhoria desse cenário preocupante, o Serviço Social da Indústria (SESI/PA) está implantando gratuitamente, em três escolas da rede municipal pública de São Sebastião da Boa Vista, a Metodologia SESI de Robótica. Os kits de robótica já estão no município e em agosto a entidade realiza a capacitação dos professores da rede municipal na metodologia, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional. As unidades educacionais contempladas são Escola Municipal Pedro Nogueira, Escola Municipal Magalhães Barata e Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes.

A professora Jaiane Costa, da Escola Municipal Pedro Nogueira, já vive a expectativa de aplicar a nova metodologia em sala de aula. “A robótica torna o ambiente mais colaborativo e o aluno passa a ser ativo no processo de aprendizagem, e isso os motiva. Para nós, professores, é uma novidade que também nos possibilita reinventar a maneira de ensinar e deixa o espaço de sala de aula mais instigante”, diz.

O prefeito de São Sebastião da Boa Vista, Getúlio Brabo, acredita que a parceria com o SESI contribuirá para a melhoria dos índices educacionais do município e para a permanência dos alunos na trajetória escolar. “Temos consciência de que as carências na base da educação impulsionam os problemas sociais da nossa região, então pretendemos, com essa importante metodologia educacional, melhorar a qualidade do nosso ensino, diminuir a evasão escolar e ver esses resultados se refletindo também na melhoria de vida da nossa população”, comenta o prefeito.

A robótica na educação é um recurso que possibilita, entre outras coisas, que os alunos desenvolvam, construam e programem robôs usando motores, sensores, engrenagens, rodas, eixos e outros componentes. O objetivo pedagógico da metodologia SESI é que os estudantes tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia funciona nas aplicações da vida real, além de agregar desenvolvimento cognitivo, estimular a pesquisa e resolução de problemas, melhorar o relacionamento interpessoal e envolver os estudantes da Educação Básica em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). 

Marcia Arguelles, gerente de Educação do SESI Pará, considera que os recursos distribuídos vão iniciar um processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e eficaz nas escolas públicas do Marajó a partir da nova metodologia. “Nós queremos proporcionar a esses alunos e professores o que o SESI tem de melhor em sua forma de ensinar e, consequentemente, de aprender, estimulando a criatividade, tornando a escola um ambiente prazeroso. Acreditamos que dessa forma podemos contribuir com a redução da evasão e com a melhoria dos índices educacionais no Marajó”, diz a gerente.

Capacitação profissional
Visando potencializar as oportunidades de trabalho para a população do Marajó, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tem ofertado vários cursos gratuitos de qualificação profissional em São Sebastião da Boa Vista. A iniciativa já capacitou cerca de 200 pessoas nas áreas de Mecânica de Motores a Diesel, Mecânico de Manutenção de Motores Marítimos, Mecânico de Manutenção de Motores Ciclo Otto, Assistente Administrativo, Mecânico de Manutenção em Motocicletas e Mecânico de Refrigeração. Já estão previstas, para o segundo semestre, a formação de novas turmas em vários cursos da área da Construção Civil, Administrativo e Informática.  

Dário Lemos, Diretor Regional do SENAI/PA e Superintendente do SESI/PA, acredita que a educação e a qualificação profissional são os principais caminhos para a geração de novas oportunidades no Marajó. “O SESI e o SENAI estão sempre atentos para contribuir com a sociedade por meio das suas expertises, especialmente com iniciativas que possam gerar mudanças importantes para as populações de regiões como a do Marajó, que estão abaixo dos principais índices de desenvolvimento. Acreditamos que, com a união de forças de agentes importantes e estratégicos da sociedade, podemos ajudar a amenizar esses gargalos sociais”, conclui o diretor.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA