Notícias

SESI Pará abre inscrições para torneio de robótica em Ananindeua

SESI Pará abre inscrições para torneio de robótica em Ananindeua

SESI Pará abre inscrições para torneio de robótica em Ananindeua

PRE-PA-RA! Vai começar! Equipes de já podem se inscrever até 31 de outubro para disputar o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Podem participar estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares. Cada equipe pode ter de 2 a 10 competidores, com dois treinadores adultos. O Serviço Social da Indústria (SESI) recomenda um número mínimo de 4 alunos.

No Pará, o torneio será realizado pela primeira vez, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, no SESI Ananindeua, com a previsão de participação de 30 equipes de escolas públicas e privadas da Região Norte. “O torneio desafia os participantes a encararem problemas da sociedade moderna, trabalhando em times e inspirando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável”, destaca Márcia Arguelles Pantoja, Gerente de Educação do SESI Pará.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente. Além das equipes de escolas, grupos de amigos também podem participar - são as chamadas equipes de garagem. As melhores equipes da fase regional garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado em março, em São Paulo. No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição.

O que vem por aí? - O tema da temporada 2019/2020, City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis), desafia os estudantes a pensar sobre as casas, os prédios e o bairro de cada um no futuro. As equipes precisam apresentar soluções inovadoras para problemas enfrentados pelas cidades como, por exemplo, transporte, acessibilidade e até desastres naturais.

Ao final, todos vão ganhar porque os projetos serão compartilhados nos torneios de robótica e quem sabe, muitos deles poderão sair do papel. Mas não é só isso, além do Projeto de Inovação, os estudantes serão avaliados em mais três categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição.

Ao todo são 14 missões. Na mesa de competição, os robôs vão atuar, por exemplo, com guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

Serviço: As inscrições devem ser realizadas pelo técnico do time, até 31 de outubro pelo link https://bit.ly/31Pggsg. Maiores informações sobre o torneio neste link https://bit.ly/2qcUq2o



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA