SESI Pará realiza serviço de suporte psicossocial durante a pandemia

Pensando em contribuir para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria, o SESI Pará está realizando o serviço destinado às industriais paraenses que desejam ofertar suporte psicossocial aos seus trabalhadores.

“Temos uma equipe preparada com psicólogo e assistente social que promove o atendimento com esse diferencial: o envolvimento da família e não somente do trabalhador. É um apoio que o SESI Pará oferece neste momento e que poderá contribuir para a saúde física e mental de muitos trabalhadores”, avalia Jacilaine de Sousa, gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI Pará.

O SESI Pará já vinha desenvolvendo a vacinação de trabalhadores da indústria para H1N1. Serão 10 mil trabalhadores de 50 empresas imunizados, o que ajuda no diagnóstico de Covid-19, pois a imunização para a gripe sazonal facilita o diagnóstico e gerenciamento de casos suspeitos. “Trabalhamos incansavelmente desde março, para imunizar o maior número possível de trabalhadores da indústria e auxiliar as indústrias no enfrentamento da pandemia”, observa Jacilaine de Sousa.

Ela explica que nessa nova ação de suporte psicossocial, o SESI Pará se baseou na análise de pesquisadores e médicos do mundo todo, que têm identificado uma “segunda onda” preocupante: os problemas de saúde mental. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Brasil, os números de casos de estresse, ansiedade e depressão aumentaram bastante e já demandam apoio dos serviços de saúde.

Nos Estados Unidos, o número de ligações de pessoas com distúrbios emocionais para atendimentos de emergência aumentou mais de 1.000% em abril, de acordo com a pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Mental. Lá, uma empresa que faz atendimento psicológico online registrou aumento de 65% no número de clientes desde fevereiro.

No Brasil, uma pesquisa realizada no estado do Rio de Janeiro apontou um número assustador: os casos de depressão aumentaram em 90%. Já os casos de estresse e ansiedade mais que dobraram.

Serviço – As indústrias que desejarem oferecer o serviço do SESI aos seus funcionários devem entrar em contato com o SESI Pará e encaminhar os dados de seus colaboradores por meio dos canais: atendimento_ssi-pa@sesipa.org.br ou (91) 98039-8759 / (91) 98033-6421.