Notícias

SESI Pará recebeu alunos de outros estados do Norte para celebrar a inovação e a amizade

SESI Pará recebeu alunos de outros estados do Norte para celebrar a inovação e a amizade

SESI Pará recebeu alunos de outros estados do Norte  para celebrar a inovação e a amizade

O Torneio SESI de Robótica First Lego League chegou à sua terceira edição em 2023 com o tema Super Powered, que focou em trabalhos voltados para energia renovável. Considerado a maior competição de robótica educacional do Brasil, neste ano o evento bateu recorde de equipes inscritas, reunindo mais de 200 alunos dos estados do Pará, Amapá, Acre e Roraima. 

A empolgação tomou conta da competição e os alunos se mostraram muito fascinados com a magnitude do evento. A aluna Ananda Tomaz, de 15 anos, da escola SESI Amapá, estreante no Torneio pela equipe Hour Tech Robotics, destacou o sentimento de participar do encontro da inovação. “A sensação é surreal, um sentimento muito bom. Quando chegamos aqui eu falei que não queria ir embora, pois é muito bom. Eu sei que são só dois dias, mas é uma energia tão boa, que dá vontade de ficar mais tempo”, comenta a estudante.

Segundo Ananda, ela tinha muita dificuldade para focar em algo e foi por meio da robótica que conseguiu ter mais concentração. “A robótica melhorou minha paciência, ela melhorou meu déficit de atenção. Eu sou uma pessoa que não consegue manter o foco em alguma coisa por muito tempo, mas este projeto com a equipe melhorou muito a minha produtividade, melhorou muito meu foco”, comemora. 

Já João Cesar, do SESI de Macapá, que participou pela primeira vez do evento, destacou o espírito da competição. “É minha primeira vez aqui, é muito divertido, é uma experiência totalmente nova para mim. A gente faz os robôs, faz os projetos, mas aqui é uma coisa totalmente diferente, além do que podemos prever, é algo distinto”, descreve César.

A integrante da equipe Engenheiros em Ação, Mariah Clara Artimandes, da escola SESI Roraima, diz que foi por meio da robótica que ela conseguiu vencer a timidez. “Antes eu era muito tímida, era muito fechada. Então participar da robótica fez com que eu me abrisse mais, aprendesse coisas novas. Eu nunca imaginava que agora poderia programar e construir um robô do zero ou realizar os trabalhos magníficos, e montar protótipos que podem ser vendidos no mercado de trabalho”, destacou a estudante, elogiando a organização do evento. “É muito bom participar de um torneio de robótica, principalmente da FLL no Pará. O regional é sensacional, é incrível. A gente costuma brincar dizendo que o regional do Pará chega a ser um Nacional de tão bom que é o evento”, complementa.

Competição – O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge é realizado da seguinte maneira: seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, a um clube, a uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. Os jovens, liderados por dois técnicos adultos, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. 

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA