Notícias

SESI reconhece indústrias que investem em saúde e segurança do trabalho

SESI reconhece indústrias que investem em saúde e segurança do trabalho

SESI reconhece indústrias que investem em saúde e segurança do trabalho

No dia 20/10, durante a programação da XV FIPA, o Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu o reconhecimento de 25 empresas que implantaram boas práticas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Os empreendimentos estão sediados nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Paragominas, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém, Vigia e Ulianópolis, e representam os mais variados segmentos produtivos.

Para o superintendente regional do SESI, Dário Lemos, esse é um momento inédito para a indústria paraense. “Nesta primeira edição contamos com empresários de todas as regiões do Pará, e isso mostra exatamente a capilaridade que o SESI tem em atender esse Estado com dimensões continentais. Toda a indústria tem um risco, e todo o risco tem que ser eliminado. Parabéns a todos que trabalharam para a saúde e a segurança dos seus trabalhadores”, afirmou.

O representante do Departamento Nacional do SESI, Cláudio Patrus de Campus Bello, médico especialista do setor de Desenvolvimento Industrial, ressaltou a importância da iniciativa. “Reconhecer boas práticas e disseminar aquilo que ajudou a melhorar a condição do trabalhador é sempre muito positivo. Na saúde e segurança não existe concorrência, todos nós ganhamos com esse tipo de conhecimento. Se eu consigo ter um funcionário protegido, em um ambiente saudável, estou cumprindo o meu objetivo. Iniciativas como essa engrandecem o valor da vida”, destacou Bello.

Investimentos – O reconhecimento entregue pelo SESI é uma forma de incentivar o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais protegido e saudável, contribuindo para a redução dos números de acidentes, afastamentos e, consequentemente, para a qualidade de vida dos empregados. Nos últimos 10 anos (2012-2021), mais de 23.800 trabalhadores do mercado de trabalho formal sofreram acidentes fatais no Brasil. Em 2021, foram 2.487, sendo 76 deles no Pará. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Esse cenário revela a necessidade da adoção e fortalecimento de práticas que superem o simples cumprimento das normas regulamentadoras e da legislação vigente, e as empresas do Estado já atuam nessa perspectiva. “Observamos um crescimento da aproximação das empresas com o Serviço Social da Indústria. E para melhor atendê-las, o SESI ouve as necessidades de cada uma para poder desenvolver ações customizadas e mais assertivas”, explicou Jacilaine Souza, gerente de Segurança e Saúde na Indústria do SESI. Para isso, a instituição conta com uma equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros, técnicos de segurança, médicos do trabalho, enfermagem do trabalho, além de fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais para atuação não só na questão técnica, mas na comportamental.

A gerente do SESI Pará ressalta que investimentos em saúde e segurança agregam valor à empresa e contribuem para a redução de custos, pois impactam na diminuição de afastamentos de trabalho, de multas e outras implicações financeiras para o empregador. “Esse comprometimento contribui ainda para uma imagem positiva da empresa perante a sociedade, mostrando que ela se preocupa não só com a produtividade, mas que valoriza vidas, chamando o trabalhador também para esse compromisso”, disse Jacilaine.

Comemoração – Entre os empreendimentos reconhecidos está o grupo Raymundo da Fonte, que atua na fabricação de produtos de limpeza e vinagres, em Belém. Para Nádia Dias Duarte, coordenadora administrativa do empreendimento, a parceria com o SESI é essencial para o desenvolvimento das ações. “Esse é o reconhecimento de um trabalho muito importante que vem sendo feito há 14 anos com o SESI. Durante esse tempo, notamos as melhorias, assim como os próprios trabalhadores. Estamos felizes com essa parceria, afinal de contas, estamos aqui para evoluir sempre!”, comemorou.

Outra agraciada foi a empresa Laminados de Madeiras do Pará, que atua há 42 anos no município de Ananindeua. “Esse reconhecimento é muito significativo, pois acreditamos que os investimentos não devem ser só em equipamentos e tecnologia, mas no trabalhador, pois ele movimenta a indústria”, afirmou Tânia Cristina Marques Lobato, técnica em Segurança do Trabalho da Lamapa.

Durante a cerimônia, a Tramontina Belém recebeu uma menção honrosa pela iniciativa e atuação junto à atenção da saúde mental de seus colaboradores, por meio do programa Tramontina SESI Saúde Mental. “Recebemos com muita alegria essa homenagem, mas o reconhecimento não é só nosso, é de toda a equipe do SESI que está sempre conosco. O programa nasceu em 2020, se concretizou em 2021 e pretendemos mantê-lo, pois vem dando resultados positivos”, assegurou Ana Cristina Pimentel, supervisora de recursos humanos da Tramontina.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA