Sinduscon-PA lança o 9º Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lança o 9º Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua na próxima terça-feira (25), a partir das 18h, via Zoom. O objeto da presente agenda é a apresentação de um amplo estudo do 2º trimestre de 2020.

As informações, que envolvem lançamentos, vendas, oferta final, preço e Minha Casa Minha Vida (MCMV), em ambos os municípios, serão apresentadas à imprensa pelo presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho e o consultor regional Norte-Nordeste da Brain Inteligência Corporativa (Brain), Francisco Claubert Barreto, empresa paranaense responsável pelo estudo.

Especificamente, no demonstrativo constará, além da análise de oferta lançada e oferta final, ou seja, o estoque nas mãos dos incorporadores, dados sobre os lançamentos e vendas e a avaliação do mercado residencial estratificado por tipologia, padrões, renda exigida e regiões/clusters (agrupamentos de bairros).

Para esta edição convidamos a economista Ieda Vasconcelos, consultora do Banco de dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que conduzirá a palestra “ Economia nacional e da Construção Civil: desempenho e perspectivas”, que falará sobre os números da economia, emprego, juros, PIB, financiamento imobiliário,  perspectivas, entre outros assuntos.

Vale ressaltar,  as principais instituições financeiras e agentes de financiamento de crédito imobiliário no País como Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Santander, Itaú e Bradesco, terão representantes na apresentação do referido diagnóstico, bem como de vários órgãos governamentais e de pesquisa, entre eles a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A programação tem o apoio do Sistema Fiepa e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA)