Sindusroupa premia criatividade de estudantes de moda na FIPA

A cada ano, a Feira da Indústria se consolida como um espaço democrático com uma vasta programação que atende do empresariado ao público universitário. Na noite da sexta-feira (17), estudantes de Design de Moda da Faculdade Estácio, em Belém, puderam aplicar os ensinamentos adquiridos em sala de aula em uma competição de conhecimento, agilidade e senso criativo, itens exigidos no conteúdo programático do curso. Na disputa, o troféu "Confecção Criativa", uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas do Estado do Pará - Sindusroupa. Cada aluno da equipe também ganhou um curso no SENAI voltado para a área de confecção.

Segundo a presidente da entidade, Rita Arêas, o objetivo é estimular a criatividade entre os estudantes e aproximá-los cada vez mais do setor produtivo. "A indústria 4.0 se caracteriza pela inovação e a criatividade. Neste sentido, a interação entre o consumidor e a indústria tem que estar muito afinada. Com essa competição nós queremos estreitar essa relação até mesmo porque eles serão, em breve, a mão de obra utilizada em nossas indústrias”, destacou afirmou Arêas.

Ao todo, 16 alunos distribuídos em quatro equipes participaram da competição que teve três fases eliminatórias. Para conquistar o prêmio, elas tiveram que customizar camisetas com materiais e equipamentos pré-determinados. Cada etapa do desafio durou 45 minutos. A avaliação das peças ficou por conta da jornalista pós-graduada em Moda, Amanda Campelo.

O grupo vencedor é formado pelos alunos Samuel Sampaio, 22 anos; Geozilda Costa, 38 anos; Rosemary Diniz, 50 anos e Maria de Fátima Costa, 65 anos. "Essa foi uma oportunidade que tivemos para colocarmos em prática o nosso conhecimento e ter um pouco mais de contato com as empresas do ramo da confecção", destacou dona Maria, representante da equipe.

"Estou muito feliz por poder ter contribuído com essa vitória, mais uma em minha vida. Voltei a estudar faz pouco tempo e esse prêmio é mais um estímulo na minha vida acadêmica, ainda mais agora com a oportunidade de aprender mais em um curso do SENAI", finalizou a aluna do 2º semestre de moda.