Sistema FIEPA realiza consultorias na área de saúde e segurança do trabalho em empresas do setor florestal madeireiro

O Sistema FIEPA, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará e com o setor florestal madeireiro, está realizando consultorias do SESI e do SENAI na área de saúde e segurança do trabalho em empresas do setor localizadas no Pará. O objetivo é auxiliar as empresas no atendimento da legislação, em especial às normas regulamentadoras que passaram por atualizações.

Responsável pela interlocução com a Superintendência, o vice-presidente da FIEPA, Alex Dias Carvalho, explica a importância dessa iniciativa. “Ao promover o diálogo entre as empresas do setor florestal, amparadas nas soluções disponibilizadas pelo SESI e SENAI, com a Superintendência Regional do Trabalho, criamos um ambiente colaborativo, onde a soma de esforços teve o único objetivo de melhorar o nível de segurança nos ambientes de trabalho, uma clara demonstração de valorização da mão de obra e fortalecimento do setor”, afirma.

Paulo César Neves, superintendente regional do trabalho e emprego no Pará, informa que, assim como em outras demandas, sejam elas atreladas à fiscalização ou ao atendimento ao público em geral, a SRTB/PA tem o papel fundamental de dar à ação o caráter educativo. “Pode ser por meio de palestras e até mesmo cursos ministrados pelos auditores fiscais do trabalho, para demonstrar e interpretar a legislação vigente, dando maior segurança ao empregador e empregado no setor em questão”, explica.

No estado do Pará, o SESI tem levado às empresas madeireiras o diagnóstico de cumprimento de legislação e inserção das indústrias na plataforma SESI Viva +, que promove o gerenciamento da Saúde e Segurança do Trabalho das empresas de maneira a atender às normas atuais e integrar as informações ao e-Social.  Já a atuação do SENAI se concentra no atendimento da NR-12 e NR-31, que prevê medidas de proteção para resguardar a integridade física dos trabalhadores e estabelece exigências para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos.

“O SESI e o SENAI estão preparados para atender as demandas do setor e, por meio dessa ação, cumprem seu papel de principais parceiros da indústria no Estado do Pará”, afirma Dário Lemos, superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI.

Atualmente o setor florestal madeireiro é, no Brasil, o segmento com o maior número de afastamentos por acidentes de trabalho. As regiões com índices mais elevados de ocorrências são o Sul e o Sudeste. No Pará, a iniciativa do Sistema FIEPA tem ainda o apoio da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará (AIMEX) e da Associação Brasileira de Empresas Concessionárias Florestais (Confloresta).