Notícias

Trabalhador paraense precisa melhorar hábitos de sono, diz pesquisa

Trabalhador paraense precisa melhorar hábitos de sono, diz pesquisa

Trabalhador paraense precisa melhorar hábitos de sono, diz pesquisa

Mais de 50% dos paraenses dormem mais que seis horas por noite. É o que demonstra uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que ouviu trabalhadores em todos os estados brasileiros. Além disso, 75% dos paraenses entrevistados afirmaram levar menos de 30 minutos para pegar no sono. Realizada entre julho e setembro de 2021, com um total de 4.174 respondentes em todo o território nacional, sendo 90 no Pará, o objetivo da pesquisa foi avaliar o sono do trabalhador, por meio de aspectos como consciência sobre sono, comportamento do sono, queixas sobre sono, performance, reflexos na saúde, higiene do sono, tendência de busca por ajuda e utilização de dispositivos/objetos de monitoramento.

Apesar de 53,26% dos respondentes no Pará julgarem dormir bem, a pesquisa revelou que existem algumas divergências que podem ser melhoradas para alcançar mais qualidade de vida e produtividade: 43,48% dizem que despertam com frequência durante o sono; 70,65% já receberam algum comentário de que roncam durante o sono, e 81,52% costumam levar o celular para a cama para checar notificações, redes sociais e e-mails antes de dormir.

Outro dado relacionado é que 60,87% dos respondentes no Pará disseram que se sentem cansados durante a primeira hora em que acordam. “Um dos efeitos mais imediatos de dormir mal é a diminuição das funções cognitivas, deixando o indivíduo mais lento, menos alerta, menos preparado para situações de estresse e incapaz de tomar decisões de maneira racional”, afirma o relatório final da pesquisa, que também mostrou que os trabalhadores paraenses possuem hábitos mais diurnos: 86,96% despertam antes das sete da manhã e 72,83% se consideram matutinos, ou seja, preferem atividades pela parte da manhã.

Segundo a gerente executiva de saúde e segurança na indústria do SESI Pará, Jacilaine Souza, a saúde do sono é uma das temáticas que entrou em destaque no âmbito corporativo, suscitado durante a pandemia do COVID-19, que impactou na rotina, no cotidiano de cada pessoa, de cada trabalhador. “Um exemplo é o regime de home office, associando a rotina doméstica com o laboral, além do distanciamento social, ansiedade, depressão, levando a um sono irregular, de baixa qualidade, comprometendo a qualidade da saúde mental” observa, acrescentando que a pesquisa realizada pelo SESI é importante como ferramenta de apoio na construção de ações preventivas/educativas, em prol da melhoria da saúde do sono enquanto impacto positivo na qualidade de vida do trabalhador.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA