Tudo pronto para a XIV Feira da Indústria do Pará - FIPA

Já imaginou poder controlar à distância, de qualquer lugar do mundo, todo o processo de produção de uma megaindústria a partir do celular? Ou, em segundos, contabilizar milhares de itens em estoque a partir do uso de etiquetas inteligentes e leitores óticos? Estes são apenas alguns dos recursos que se tornaram possíveis a partir da Indústria 4.0, que vem transformando a maneira convencional de produção dentro das indústrias, principalmente em países mais desenvolvidos tecnologicamente.

Big data, internet das coisas (loT), inteligência artificial (Al), realidade aumentada e manufatura aditiva compõem este universo tecnológicos que se convencionou chamar de 4ª Revolução Industrial, em função dos importantes avanços nos campos da automação, controle e tecnologia da informação, tornando os processos de manufatura cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis, e promete deixar para trás os modelos convencionais de produção conhecidos atualmente.

Foi com o objetivo de possibilitar a empresários, gestores, estudantes, formadores de opinião e público em geral do Estado, um contato com este novo cenário, que o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) decidiu trazer para a XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA), que acontece de 15 a 18 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o conceito da Indústria 4.0, que segundo a definição da Academia Nacional de Ciência e Engenharia da Alemanha (ACTECH), visa desenvolver indústrias para que se tornem cada vez mais ágeis a partir do uso de uma ampla gama de tecnologias que permitam obter informações sobre o que está acontecendo no chão de fábrica, sobre o uso de produtos industrializados, assim como, sobre o comportamento do mercado de forma geral.

Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Pará, parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a FIPA é realizada há 28 anos e comporta uma feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará e uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria.

Segundo Ivanildo Pontes, diretor executivo da FIEPA, a Feira já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado e tem um papel importante no aprimoramento da indústria que precisa estar sempre preparada para os avanços e inovações tecnológicas essenciais para o seu desenvolvimento. "Na edição de 2019 vamos apresentar ao público as novas soluções tecnológicas da Indústria 4.0 criadas para tornar os processos de produção mais eficientes, autônomos e customizáveis. Dessa forma, estaremos contribuindo para tornar nossa indústria cada vez mais moderna e competitiva, além de gerar negócios e desenvolvimento socioeconômico para o Pará", afirma.

Governador receberá Medalha de Mérito Industrial Simão Miguel Bitar

Durante a abertura será realizada a outorga da medalha de Mérito Industrial Simão Miguel Bittar, destinada a personalidades, organizações e instituições públicas, civis, militares e eclesiásticas que tenham se distinguido por marcantes obras dedicadas ao bem público e que tenham prestado relevantes serviços à indústria paraense. Este ano, o homenageado com a comenda será o governador do Pará, Helder Barbalho.

Feira apresenta no Hangar a força da produção industrial do Estado