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Webinários apresentam oportunidades de negócios para empresários nortistas

Webinários apresentam oportunidades de negócios para empresários nortistas

Webinários apresentam oportunidades de negócios para empresários nortistas

Discutir o panorama das exportações e divulgar as oportunidades de negócios no mercado internacional para empresários da região Norte são alguns dos objetivos do Webinário ‘O Norte é o Mundo’, que será promovido nos dias 25, 26 e 27 deste mês, pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Pará, com o apoio da Rede CIN do Norte e das unidades do Sebrae na região. O evento online marca os 22 anos de atuação do CIN no Estado e os 10 anos de parceria de negócios da instituição com o Sebrae no estado.

Segundo Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a iniciativa busca criar um maior estreitamento nas relações entre os estados que compõem a região Norte do país, num esforço conjunto para fomentar e divulgar todo o potencial exportador da Amazônia. “Nesse cenário de crise global, entendemos que precisamos unir esforços com outras federações da nossa região para conseguir traçar estratégias que possam alavancar a exportação de produtos exclusivos que somente a Amazônia possui e que têm um apelo enorme no comércio exterior. Para mostrar esse potencial competitivo exportador, também contamos com parceiros como o Sebrae no Pará, que há 10 anos desenvolve projetos com a nossa entidade para promover as nossas exportações, para impulsionar nossas empresas na realização de novos negócios internacionais”, explica Lobato.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, a iniciativa é importante para fortalecer os pequenos negócios. “O Sebrae vem acompanhando, mês a mês, os impactos da pandemia aos pequenos negócios no Brasil e em nosso estado, e os dados nos retratam queda de faturamento e mudança de estratégia para se relacionar com os clientes, por exemplo, daí a importância dessa série de webinários, que vai discutir alternativas para a recuperação desse segmento, com a apresentação de oportunidades de negócios”, destaca o diretor, lembrando que atualmente já há uma lenta e gradual recuperação dos empreendimentos, mas que é preciso reforçar as ações para que eles  superem a crise. “Um trabalho integrado, com entidades dos estados da região Norte, é fundamental nesse momento”, frisa Rubens.

Debates - Da programação constarão três webinars, sempre às 16 horas, sendo o primeiro no dia 25, com o tema Parceria na Internacionalização de sua Empresa. O palestrante será o coordenador geral de Programas de Apoio à Exportação do Ministério da Economia, Victor Maselli, que falará sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e suas ações na Região Norte. Também participam do debate o CIN de Roraima, com um case de exportação local; e o representante do Escritório da Apex-Brasil na Região Norte, Essio Lanfredi. Na ocasião, a coordenadora do CIN Pará, Cassandra Lobato, apresentará os principais dados da Balança Comercial da Região Norte. A moderação será da gerente da unidade de gestão estratégia e mercado do Sebrae no Pará, Maryellen Lima.

No dia 26, o evento online tratará sobre Mercado Internacional e abordará temas de interesse das empresas que buscam espaço no comércio exterior. Os palestrantes serão o empresário Maurício Amim, diretor da Be Brasil, empresa comercial exportadora; e Fabrício Silvia, especialista em comércio exterior e fundador da Comex In The House. Durante o webinar, a representante do Laboratório São Lucas, Giselle Amaral, apresentará o case paraense no mercado internacional.

No último dia (27), o webinário apresentará como tema A Retomada das Feiras Internacionais – Orientação, Preparação e Conquista, no contexto das exportações. A palestrante será Malu Savieri, representante da Messe Düsselddorf no Brasil, que vai falar sobre as feiras internacionais, no cenário da pandemia de Covid-19. Os outros convidados para o debate são Paula Soares, da Apex-Brasil que apresentará o Grupo de Trabalho do Cacau e Chocolate; e o Governo do Pará, com o case de sucesso sobre a internacionalização do cacau e chocolate, por meio do PROCACAU.

Workshops – Além das palestras, o evento contará também com dois workshops, nos dias 26 e 27, sempre às 10 horas. No dia 26, o tema será Certificações internacionais para Biocosméticos via Portugal, com um representante do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) de Portugal. O workshop terá a mediação da coordenadora do CIN Tocantins, Amanda Barbosa e o representante do Sebrae em Roraima, Jefferson Silva.

O segundo workshop online no dia 27, será sobre Tendência e Oportunidade do mercado Internacional para o Cacau e Chocolate, tendo como ministrante a norte-americana Erin Andrews, chocolatier e proprietária da empresa Índia Chocolate, que terá como mediadores Luciana Centeno, coordenadora de mercado da Sedeme, e Paula Viviane Couceiro, gerente da unidade de soluções e inovação do Sebrae no Pará.

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Sobre o CIN Pará

A unidade paraense do Centro Internacional de Negócios foi criada em agosto de 1998 e compõe a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), que reúne as 27 federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal. Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Rede trabalha com o objetivo de promover a internacionalização das empresas brasileiras e oferecer a assessoria necessária para empresas de pequeno e médio porte que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional. O Pará foi um dos primeiros estados a aderir à Rede, hoje presente em todo o território nacional. Com a chancela do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará, o CIN incentiva e fomenta a internacionalização de negócios na Amazônia.

 

Parceria que faz a diferença

Para potencializar a capacitação e oferta de serviços, o CIN do Pará firmou, em 2010, uma parceria com o Sebrae no Pará. O modelo de parceria entre as duas entidades é referência para outros Centros Internacionais e Unidades do Sebrae nos estados e contribui para garantir o assessoramento integral com soluções que vão desde a análise do perfil empresarial, elaboração de plano de negócios e inteligência comercial para subsidiar a estratégia de exportação das empresas e participação em feiras internacionais setoriais.

O Sebrae entrou na parceria para fomentar ainda mais o empreendedorismo e os pequenos negócios do estado, com foco na abertura do mercado internacional a empreendimentos de vários segmentos econômicos paraenses.

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