Notícias

XV FIPA apresenta soluções inovadoras da indústria no Estado

XV FIPA apresenta soluções inovadoras da indústria no Estado

XV FIPA apresenta soluções inovadoras da indústria no Estado

Realizada há 30 anos pela Federação das Indústrias do Estado do Pará, a XV Feira da Indústria do Pará (FIPA) encerrou na noite deste sábado (22), com o registro de 30 mil visitantes durante os quatro dias do evento. O público presente no Hangar Centro de Convenções, em Belém, teve à disposição cerca de 100 estandes com exposição de produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais, além de apresentações culturais, encontros técnicos, palestras e fóruns, rodadas de negócios, torneio de inovação e apresentações tecnológicas.

Segundo Ivanildo Pontes, coordenador geral do evento, após a pausa feita em função da pandemia, a FIPA retorna com estandes dinâmicos, apresentando o que há de mais moderno na produção industrial. “Nossa expectativa era fazer desta uma das melhores FIPAs já realizadas pelo Sistema FIEPA. Por isso, preparamos uma programação técnica bem diversificada e focada em temas atuais do mercado voltados para o aprimoramento profissional dos trabalhadores da indústria. Além disso, nossos expositores trouxeram para o evento estandes bem estruturados, dinâmicos, com produtos e soluções criativas, que demonstram a expertise e todo o potencial de negócios das empresas instaladas na região”, ressalta o diretor da FIEPA.

Com o tema ‘Aqui tem Indústria’, o evento buscou mostrar como a indústria contribui significativamente para a economia do Pará, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Segundo o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, o evento é parte importante das diversas iniciativas que a Federação promove voltadas para a valorização do setor. “A FIPA é um evento que nos traz muito orgulho, porque nele conseguimos apresentar todo o potencial da indústria do nosso Estado e o desenvolvimento econômico gerado ao longo dessa cadeia produtiva, mostrando que nossas empresas têm total competência para produzir com qualidade e responsabilidade socioambiental, para atender os mercados mais exigentes”, explica José Conrado.

De acordo com Conrado, por se tratar de um evento de grande visibilidade, a FIPA cumpre um papel importante de apresentar o potencial de investimentos existente no Estado. “Além disso, a Feira da Indústria do Pará também serve para promover o intercâmbio entre empresas compradoras e empresas fornecedoras, com o intuito de estabelecer novas parcerias e estimular ainda mais as compras de fornecedores locais, mostrando para Brasil e para o mundo que aqui tem indústria, tem trabalho e tem desenvolvimento”, afirma.

Com correalização do Sebrae no Pará, a XV FIPA conta com os patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, IEL e apoio do Governo do Pará; Vale e Hydro como patrocinadoras Diamante; Extra Máquinas e XCMG do Brasil como patrocinadoras Prata; Norte Energia e Banco do Brasil, como patrocinadores Bronze. Os demais apoios são da Agropalma e da Equatorial Energia.

Rodada Internacional - Com uma meta de US$ 2 milhões, a Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, promovida durante a FIPA, pelo Centro Internacional de Negócios da FIEPA, superou as expectativas. Apenas do primeiro dia de encontros, a rodada internacional de negócios do setor industrial de fruticultura, gerou mais de US$ 6 milhões em negócios. Ao todo, a rodada reuniu 17 empresas, sendo 14 do Pará e 03 de Rondônia, e 06 compradores internacionais.

Para Rubens Magno, superintendente do Sebrae no Pará, o evento comprova, em mais uma edição, seu potencial para promover bons negócios para empreendedores paraenses. “É por isso que o Sebrae se junta à FIEPA, na realização da feira. A rodada internacional de negócios, por exemplo, uniu quem vende e quem compra no nosso Estado, no Brasil, e em outros países, como Estados Unidos e Canadá, com excelentes resultados. O saldo da FIPA 2022, com certeza, é muito positivo”, enfatiza Magno.

Sustentabilidade - Para Paula Marliere, gerente sênior de Relações Externas da Hydro, uma das patrocinadoras do evento, a feira é uma iniciativa importante para apresentar o trabalho socioambiental da indústria do Estado. “Foi maravilhoso ver as pessoas circulando pelo local e ver todo mundo junto novamente e empresas com uma diversidade de pautas mostrando suas iniciativas na área de sustentabilidade. Durante a feira, a Hydro participou com painéis sobre suas ambições de sustentabilidade, uma excelente oportunidade para mostrarmos nossas iniciativas relacionadas à sustentabilidade”, completa.

Representando o Governo do Estado, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará (Sedeme), prestigiou o fechamento do evento e parabenizou a organização da FIPA. “A Feira da Indústria mostra que precisamos acreditar no Estado e em todo potencial que temos aqui”, destacou.

ENCERRAMENTO – Ao final do evento, houve um sorteio de motos elétricas e o resultado do Grand Prix SENAI de Inovação, competição aberta na qual as escuderias criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para desafios reais da indústria e da sociedade. A equipe vencedora foi a Laranjeiros 4.0, da cidade de Paragominas. Em segundo lugar ficou a Pérolas do Tapajós (Santarém) e, em terceiro, a Liga Alpha, de Marabá. A empresa parceira desta edição, que lançou o desafio, foi a Suzano.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA